5 passos para conquistar emprego temporário

Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o desemprego no Brasil atingiu 11,8% da população, uma média de 12 milhões de pessoas.

Os números indicam uma alta de 36,6% em relação ao mesmo período de 2015. Nesse contexto, com a proximidade do fim de ano, as pessoas que estão fora do mercado de trabalho voltam as atenção para as vagas temporárias.

Segundo a executiva coach, Luciana Tegon, organizar as ideias e ter uma boa estratégia, como um bom currículo e pretensão salarial, são diferenciais para quem quer conquistar uma dessas vagas. “Sempre orientamos os profissionais a terem uma boa estratégia de busca de emprego. Boas vagas temporárias, em empresas promissoras, que podem render uma oportunidade efetiva, são preenchidas logo”, diz.

5 passos para conquistar vaga temporária de emprego

Foto: depositphotos

Além do mais, muitos outros recursos podem ser usados na hora de lutar para manter o emprego fixo.  Ainda, segundo Luciana Tegon, o empregado tem que ter em mente que esta pode ser apenas uma etapa para um emprego efetivo e duradouro, e só vai depender dele. Por isso, se esforce para que o trabalho seja executado da melhor forma possível e se mostre interessado na empresa.

É importante que as pessoas saibam que isso não pode ser um teatrinho visando apenas se tornar efetivo. “Sempre sugiro que o profissional converse com o superior buscando uma retorno sobre seu trabalho, se o que está fazendo é satisfatório e como pode melhorar sua atuação, pois demonstrar interesse em fazer sempre o melhor, também é visto como um diferencial dentro da empresa e pode garantir uma vaga definitiva”, orienta Luciana.

Dicas relevantes

Dentro desse contexto, a executiva coach passou importantes dicas para ter um bom desempenho numa entrevista de emprego temporário:

  1. Chegue pontualmente à entrevista com seu currículo atualizado.
  2. Todos devem se vestir adequadamente. Os homens devem ter a barba, cabelos, dentes e unhas bem cuidados e as mulheres devem tomar cuidado com decotes e saias, para não passar uma má impressão na entrevista. Não se esqueça de que a maioria dos recrutadores é composta por mulheres, que costumam ser muito observadoras e detalhistas.
  3. Ao ser entrevistado, sente-se confortavelmente, responda ao que lhe for perguntado de forma objetiva, sem rodeios ou mentiras pois o selecionador é treinado para detectar qualquer manobra.
  4. Não fale gírias ou demonstre intimidade com o selecionador, isso não facilitará seu caminho. Pelo contrário, pode tirá-lo do processo seletivo.
  5. Se tiver dúvidas, pergunte ao recrutador tudo o que deseja saber e sempre agradeça pela oportunidade. Se a impressão for boa, pode até ser que essa oportunidade não aconteça, mas o recrutador vai sempre se lembrar de você.