Publicado por Robson Merieverton

Que atire a primeira pedra quem nunca ficou tentado a participar daquelas promoções tentadoras que, ano a ano, as lojas divulgam. Importada dos Estados Unidos, a Black Friday é tradicionalmente um dia de descontos que o varejo oferece aos seus clientes, sendo incorporada por lojistas do comércio brasileiro. Ela sempre acontece na última sexta-feira de novembro.

Porém, antes de cair na tentação de sair comprando por aí, desenfreadamente, é bom prestar atenção a alguns pontos específicos, para não cair em nenhuma roubada durante o período de promoções. Além do impulso consumista, outro ponto que precisa ser observado são as fraudes, sobretudo em lojas que disponibilizam as compras virtuais.

Fique atento as dicas

Seguindo as dicas que virão a seguir, você vai ficar mais resguardado quanto as compras feitas na Black Friday.

Aprenda a como não cair em ciladas na Black Friday

Foto: depositphotos

Tenha foco

Uma das primeiras providências que devem ser tomadas vem do foco. Por isso é importante que você tenha sempre em mente o que quer comprar, para não sair por aí visitando lojas ou entrando em diversos sites de compras. Isso acaba facilitando o impulso consumista e induz você a comprar o que não está precisando. Além do mais, o endividamento também pode ser consequência desse estado.

Pesquisa antecipada

Com o artigo em mente, a ideia é fazer uma pesquisa de preços previamente. Para isso, vale adotar a velha maneira de seguir pelas lojas e sites a procura do produto ou então recorrer a ferramentas mais modernas, como as que fazem comparações de preços na internet. É bom ficar de olho bem aberto quanto aos aumentos repentinos antes da Black Friday e também nos falsos descontos.

Planejamento financeiro

É bom você pensar que, depois da Black Friday, sua vida seguirá o curso normal. Ou seja, as contas programadas vão continuar chegando, assim como os gastos do fim e início do ano. Por isso, vale a pena fazer um planejamento financeiro para não cair em um desequilíbrio de contas. Se for parcelar, programe as parcelas e estabeleça um teto máximo para os gastos. Leve em conta o 13º salário. Com ele algumas compras podem ser feitas à vista.

Confiabilidade

Quando as compras forem feitas através das lojas virtuais, preste atenção na confiabilidade da loja e do site. Busque informações como razão social e CNPJ e confirme os dados no site da Receita Federal. Alguns sites não possuem essas informações por conta das políticas da empresa ou formato de comercialização. Por isso, fique atento!

Mais segurança nas compras online

Ameaças constantes no que diz respeito as ferramentas virtuais podem trazer surpresas desagradáveis que podem afetar seu bolso. Para evitar transtornos dessa natureza, mantenha o seu antivírus, antispyware e firewall ativados durante as compras. Evite fazer compras de computadores públicos e dê preferência aos sites que usam sistemas de pagamento de renome. Também é aconselhável que você guarde todos os e-mails da compra e também tire print das telas.

Veja mais!