Publicado por Katharyne Bezerra

Tudo na vida tem um início, meio e fim. Nosso caminho é feito de jornadas que precisam ser concluídas, para demonstrarmos nossa força, coragem e determinação em vencer os desafios impostos pela vida. Uma delas é com relação à educação, onde o sistema educacional é formado por etapas, que para serem iniciadas, é necessário ter concluído uma anterior. Ou seja, passamos pela educação infantil, o ensino fundamental, o médio, superior e assim por diante.

Mas, existem alguns eventos que marcam a passagem destas etapas, como por exemplo a aula da saudade. A ideia desta realização é reunir professores, gestores, alunos e demais funcionários da instituição que foram importantes no decorrer da conclusão.

Nesta ocasião, as pessoas trocam lembranças, mas há sempre um aluno orador da turma, sendo ele responsável por escrever um texto que represente os momentos vividos durante o período das aulas. Apesar de parecer um desafio, escrever a mensagem da aula da saudade não é tão complicado, basta pensar com o coração.

Aprenda a fazer mensagens para aula da saudade

Foto: depositphotos

Aula da saudade: o que é e como se preparar?

Quando chegamos ao final de um período escolar, como o ensino fundamental ou o médio, ou quando estamos prestes a concluir uma graduação, nos reservamos com os nossos colegas de turma e o corpo docente da instituição para lembrarmos dos momentos alegres e tristes em que vivemos durante todo o tempo em que passamos juntos.

É neste contexto que ocorre a aula da saudade, onde além de fotos e vídeos da turma, surgem jogos, brincadeiras e, claro, uma mensagem lida pelo orador da turma. Para preparar este discurso, é necessário que o aluno exponha os sentimentos, conte sobre como tudo começou, os desafios que surgiram ao longo do caminho, as alegrias e tristezas compartilhadas e até mesmo as manias que os colegas de turma e os professores possuem. Tudo isso, em um texto carregado de amor, para marcar o fim de uma etapa e o início de uma nova.

Exemplo de mensagem para aula da saudade

Aos queridos professores e colegas: obrigado pelas memórias. Estudamos, brincamos e comentamos várias vezes “Esse dia nunca chega!”, mas chegou. E agora que estamos aqui, me entristeço em ter de deixar para trás muitos amigos. Agradeço imensamente por todos aqueles que, durante essa fase das nossas vidas, foram sensíveis, sensatos, honestos, amigos, leais e, principalmente, inesquecíveis. Fizemos parte de uma turma bastante heterogênea e posso afirmar que isso só nos ajudou a enriquecer nosso conhecimento. Nossos mestres podem concordar que, mesmo nos momentos de descontração em sala, sim, aqueles que pareciam importunos, nos serviu de lição. Aprendemos sobre o comportamento humano, sobre como lidar com situações complicadas, quando tínhamos grandes dúvidas sobre nosso caminho. Vocês todos nos ajudaram das suas formas a traçarmos nossa estrada para o futuro. Ah, o futuro… Ele está a um passo de distância e mesmo estando tão perto ainda estamos hesitantes. Estamos parados, pois toda mudança é assustadora, entretanto é também excitante. A vocês, meus amigos, digo que deste dia em diante, daremos juntos esse passo que nos leva para caminhos diferentes. A saudade vai bater, mas será uma falta boa em nossos corações, pois ao lembrarmos-nos de cada um de vocês sentiremos vontade de sorrir e o faremos. Esqueçamos hoje as desavenças passadas, nada disso importa mais. Hoje é dia de abraçar, de perdoar e dizer “até logo”. Meus amigos, isso não é um adeus.

Veja mais!