Publicado por Robson Merieverton

Quando se pensa em qualquer que seja a comemoração ou reunião entre amigos, a primeira coisa que deve ser evidenciada é o convite. Através dele, todas as pessoas que estão na lista de convidados podem ser intimadas a comparecer ao evento, desde simples aniversários infantis, passando por eventos formais, até os vistos com mais informalidade.

Com a chegada do fim de ano, uma das dúvidas mais recorrentes em relação aos convites, vem da forma com que as pessoas devem ser chamadas para uma confraternização. Seja entre amigos, colegas de trabalho ou aquelas confraternizações mais elaboradas, muitos fatores devem ser levados em consideração. Nesse sentido, o que vale mesmo é colocar a criatividade para funcionar!

Pensando no convite

Para começar a resolver seus problemas em relação ao convite da confraternização, alguns passos devem ser seguidos. Existem festas de confraternização em praticamente todo o ano, porém, a mais lembrada é mesmo a que acontece no fim do ano. Elas costumam reunir funcionários de uma empresa, colegas de sala de aula ou até grupos de amigos.

Aprenda modelo de convite de confraternização para imprimir

Foto: depositphotos

Definido qual dessas confraternizações será baseada o seu evento, chegou a hora de pensar no que deve conter o convite. Veja essas orientações:

1º passo – Defina a data, hora do evento e local. Essas são as primeiras informações para montar o seu convite.

2º passo – A mensagem que vai junto ao convite deve ser escrita de forma direta e sem muitos rodeios, afinal de contas, as pessoas querem mesmo é saber detalhes do evento para definirem se vão marcar presença.

3º passo – Caso não seja muito íntima do computador, não dispense pedir ajuda de outra pessoa ou até de um profissional para montar o seu convite, digitalmente.

4º passo – Esse mesmo profissional pode lhe orientar em relação ao material usado para imprimir o seu convite. Caso contrário, se for necessitar do serviço de uma gráfica, por lá também terá orientação facilitada.

5º passo – Dependendo do tema que será evidenciado no evento, o convite também pode conter elementos que façam menção a eles, a exemplo de desenhos, gravuras, estampas, cores ou qualquer outro motivo.

O modelo

Usualmente o convite de confraternização deve ser iniciado com o que motivou o envio do mesmo, no caso em questão, a festa de confraternização. Então, traga o nome “confraternização” logo acima. Logo abaixo dele você pode completar com o nome da empresa, turma ou grupo que está organizando o evento. Como exemplo, “Confraternização Colegas do Bairro”.

Seguindo o convite, você deve elaborar um texto informativo rápido e objetivo. Se preferir, as informações de data, hora e local devem ser acrescidas nesse texto, ou tratadas de forma mais isolada logo na sequência.

“Você está convidado a participar da festa de confraternização do Colegas do Bairro, que acontecerá na quarta-feira, 20 de dezembro, à partir das 19h, na Churrascaria Encontro Marcado, que fica localizada na Rua Ferreira Marinho, nº 34, no centro da cidade”

O convite de confraternização pode ser complementado com informações adicionais sobre a atração da festa, traje ou algo mais que chama a atenção do convidado, como o sorteio de brindes, por exemplo. Caso tenha alguma senha de acesso, esta já deve ser enviada junto com o convite, assim também como deve ser informado se o convidado precisará pagar algum valor para participar.

Para completar o processo de formulação do convite da confraternização, no ato do envio, ele pode ser colocado em um envelope ou não, dependendo do gosto da pessoa ou empresa que esteja convidando.

Veja mais!