Carta ausência

Uma carta de ausência serve para explicar e justificar o não comparecimento a um evento, seja ele um jantar ou uma premiação, congressos ou no trabalho. Neste último caso, o documento pode solicitar a falta por motivo de saúde, como para realizar exames ou ir a consultas médicas, ou para resolver questões pessoais.

Carta ausência

Foto: Reprodução

A carta ausência deve usar de linguagem direta, clara e objetiva, além de explicar o proposito e o motivo da ausência, bem como o tempo necessário.

Modelos de carta ausência

  1. Recebemos e agradecemos seu convite referente à ……………… Impossibilitados de comparecer, por motivo de ………., desejamos expressivo sucesso. Cordialmente.

  2. Impossibilitados de comparecer ao …………., congratulamo-nos com V. Sas. e agradecemos a gentileza do convite. Cordialmente.

  3. A grande enchente que houve em ………………… no último dia …… foi a única causa do meu não comparecimento à solenidade de posse, pelo que peço muitas desculpas. Atenciosamente.

Carta ausência para o trabalho

Dependendo da formalidade da empresa, converse antes com o responsável pelo setor e então faça uma carta para formalizar a conversa. Assim, ela servirá para possíveis necessidades burocráticas.

Dicas:

  • A carta deve ser direcionada ao supervisor do setor. Utilize o pronome de tratamento Senhor/Senhora seguido das informações sobre o cargo e nome da pessoa. Caso não haja um supervisor direto, direcione ao responsável do setor de Recursos Humanos.
  • Explique o motivo da carta. Exemplo: “escrevo esta carta para solicitar minha ausência por … dias/horas.”.
  • Caso haja autorização verbal prévia, inclua ao texto. Exemplo: “informo minha ausência durante todo o expediente do dia 01 de janeiro de 2014 conforme autorização concedida pelo/pela … do setor ….”.
  • Explicite o tempo de ausência, que pode ser um determinado intervalo de horas, um dia inteiro ou dias seguidos.
  • Explique o motivo pelo qual se ausentará. A carta de ausência deve ser breve, portanto, descreva de forma clara, concisa e objetiva. Como, por exemplo, “por motivos de saúde”, “para resolver questões pessoais” ou “para acompanhar meu filho/pai a uma consulta médica”. Em casos de família, não deixe de informar o parentesco.
  • Em casos específicos, indique alguém para desempenhar seu trabalho. Converse com a pessoa primeiro e acerte os detalhes relacionados ao trabalhos e obrigações.
  • Dependendo da situação, ofereça-se para trabalhar de casa. Uma cirurgia, por exemplo, pode inviabilizar a ida até o trabalho, porém, algumas das tarefas podem ser desenvolvidas de casa.
  • Disponibilize um telefone de contato direto para situações emergenciais.
  • Agradeça a atenção de forma breve e assine com nome, setor e função desempenhada.

Carta de ausência para eventos

Neste caso, indique alguém para comparecer ao local ou comunique que irá se atualizar sobre as questões pautadas e sobre as possíveis decisões.


Escrito por: Beatriz Helena Cano

Categorias: CartasModelos para: