Carta com pedido de prorrogação de prazo

A carta de solicitação de prorrogação de prazo faz parte do gênero de cartas comerciais, mas pode ser utilizada por qualquer tipo de pessoa que deseje prorrogar algum prazo para que seja realizada uma ação. Por ser um documento formal, algumas regras devem ser seguidas no tocante a formatação e estrutura da carta. Confira um modelo básico e saiba um pouco mais sobre carta de solicitação abaixo.

Modelo pronto

À
(empresa ou órgão)
(departamento, se conhecido)

Ref.
Prorrogação de Prazo

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), vem pelo presente requerer a prorrogação do prazo para (a que se refere o prazo) por mais 20 (vinte) dias, tendo em vista que (especifique as razões para o pedido de prorrogação).

Certo de sua compreensão, aguardo deferimento do pedido.

Atenciosamente,

(assinatura)
(nome completo)

Obs: Imprimir duas vias e reter uma delas protocolada.

Carta de prorrogação de prazo

A carta de solicitação de prorrogação de prazo pode ser elaborada por qualquer pessoa com inúmeras finalidades, e por isso pode ser enviada a qualquer órgão ou instituição. Você pode usar a carta:

  • Para entrar em contato com instituições de ensino superior e requerer uma prorrogação no prazo de defesa de tese de um curso superior ou no prazo de trancamento do curso;

    Carta com pedido de prorrogação de prazo

    Imagem: Reprodução

  • Caso tenha recebido uma intimação e não possa se apresentar no período exigido, você pode usar a carta de solicitação de prorrogação e estender o prazo;
  • Quando há a necessidade de realizar algum exame do curso superior e é impossível comparecer na data prevista, é possível usar a carta para aumentar o prazo;
  • É possível usar a carta de solicitação de prorrogação também para aumentar o período de quitação de uma dívida.

Em todos os casos citados acima, é essencial a citação do motivo dessa solicitação. Especifique claramente na carta porque você não pode realizar uma tarefa ou um determinado ato – comparecer em um local, fazer algo, etc – que precisa de prorrogação.

Estrutura da carta

É importante frisar que a carta de solicitação de prorrogação de prazo é um documento oficial, por isso deve ser sempre apresentada em papel timbrado e escrita na linguagem culta, ou seja, com um português correto, porém não rebuscado. É preciso que, além de simples e direta, a carta seja também envolvente, uma vez que tenta convencer seu interlocutor a garantir um benefício para você.

Para garantir que a sua carta fique excelente, leve em consideração nossas dicas na hora de elaborá-la:

  • Caso não possua papel timbrado faça um cabeçalho básico com as informações gerais e principais da empresa;
  • Trate sempre a autoridade pelo seu cargo. Caso você se dirija a uma pessoa específica e saiba o nome dela é permitido utilizá-lo, sempre depois do pronome de tratamento correto.
  • Releia a carta antes de enviar e observe se não foram cometidos pequenos erros como falta ou troca de letras, informações pessoais antigas, data errada e falta de pontuação e acentuação.
  • Lembre-se de fazer duas cópias da carta, entregue uma e guarde a outra protocolada.