Com quantos anos se pode comprar um imóvel?

Adquirir um imóvel próprio é o sonho de 10 entre 10 brasileiros. Seja casa ou apartamento, o que importa é ter um lugar para chamar de seu, que tenha a sua cara, seja do jeito que você sonhou e faça com que você se livre, definitivamente, do aluguel.

De acordo com alguns economistas, geralmente essa conquista deve se dar até os 30 anos. Mas, esse prazo não deve ser levado ao pé da letra. Até porque, muitos fatores envolvem a realização desse sonho.

Com quantos anos se pode comprar um imóvel?

Foto: depositphotos

As primeiras conquistas

Quando se é jovem, um verdadeiro turbilhão de ideias e objetivos passam a fazer parte da vida. Entre eles, a vontade de sair da casa dos pais, entrar na faculdade e começar a ganhar o próprio dinheiro. É bem nessa época que começam a aflorar algumas cobiças, como o carro e a casa própria.

A entrada no mercado de trabalho abre ainda mais os olhos para as conquistas. O que também faz parte de vida de grandes descobertas é a pouca experiência em relação a administração financeira.

Isso faz com que muitos jovens dê o primeiro passo na vida adulta acumulando dívidas e gastando dinheiro sem precedentes.

Ao chegar aos 30 anos de idade, muitos acreditam que já estão bem encaminhados na vida, seja em relação aos objetivos, experiência financeira e condições de assumir um financiamento para a aquisição do primeiro imóvel. Segundo alguns economistas, essa é uma verdade.

Mas, que ela não pode ser vista como via de regra, pois existem algumas pessoas que deram passos primordiais para chegar a esse patamar relativamente tarde, se comparado a outras pessoas. Como também existe aquele outro jovem que alcançou os objetivos de forma prematura.

As oportunidades do mercado

Com a criação de um programa de habitação popular pelo governo federal, muita gente começou a ter acesso, de forma facilitada, ao primeiro imóvel.

O Brasil vivia uma situação de estabilidade, crescimento e melhor distribuição de renda entre as pessoas de classes sociais mais baixas, economicamente falando.

Isso foi o ideal para que muitos jovens, recém entrados no mercado de trabalho, conquistasse o primeiro imóvel.

Em contrapartida, a desburocratização e os prazos dos financiamentos bancários impulsionaram ainda mais a conquista da casa própria.

Muitos economistas acham que a renda conquistada aos 30 anos de idade, ao menos por grande parte da população, ainda é baixa para se assumir um compromisso do tamanho que é a aquisição de uma casa.

Pensando no futuro

Mesmo que o sonho da casa própria não chegue até os 30 anos de idade, antes disso, você já deve se preparar para isso. Viver de aluguel não é uma solução a longo prazo.

Às vezes destinar parte do salário para esse compromisso pode parecer impossível em épocas de sufoco. Antes de dá qualquer passo, se planejar é a saída mais indicada.


Escrito por: Robson Merieverton

Categorias: Contratos