Publicado por Robson Merieverton

Quando se fala em férias, parece que já dá pra ouvir aquele barulhinho de caixa registradora contabilizando todo o dinheiro que pode ser gasto com os passeios, lanches e diversão da criançada. Mas, para não deixar um rombo no seu orçamento, saiba que existem variadas formas de andar na linha, sem comprometer as finanças, nem tão pouco a diversão.

As férias são conhecidas por proporcionar às pessoas experiências diferenciadas, fora da rotina. Geralmente o período pode se estender por um mês inteiro, mas, dependendo do caso, pode ser mais curta ou mais longa. O indicado é que exista um planejamento prévio, para que uma parte do dinheiro gasto no período seja acumulado com antecedência.

O ato de poupar para as férias vai ajudar a evitar surpresas desagradáveis. Seguindo algumas dicas, você vai poder curtir as suas férias sem se preocupar com as finanças. Então, preste atenção:

Como economizar nos passeios de férias com as crianças

Foto: depositphotos

Férias escolares

Depois de um semestre inteiro de dedicação às lições e exercícios trabalhados em sala de aula e até em casa, chegou a hora de curtir dias de diversão. Esse é o pensamento que está na cabeça de pelo menos 10 entre 10 crianças que chegam com o boletim escolar para apresentar aos pais com a aprovação justificada pelas notas. Para eles, chegou a época de acordar tarde, brincar e passear. Antes de entrar em desespero, saiba que é possível agradar a criançada sem gastar muito dinheiro.

Orçamento prévio

Como foi dito no início do texto, o bom mesmo é se preparar com antecedência para o período, fazendo uma reserva de dinheiro. Para isso, leve em consideração o padrão de vida que a sua família está acostumada a levar e também o valor que pode sair do seu orçamento. Não adianta prometer coisas para os filhos as quais você vai se arrepender depois, sobretudo com um endividamento desnecessário.

Se o seu filho já entende um pouco sobre o valor do dinheiro, aproveite para passar ensinamentos envolvendo a educação financeira e a forma certa para administrar os valores. Reserve um valor que dê para fazer tudo o que foi programado para o mês.

Aproveitando com os amigos

Se o seu filho tem um grupo de amigos, uma boa opção é montar uma espécie de rodízio, conversando com os demais pais para que tudo seja combinado em conjunto. Negociando entre si, os pais podem chegar ao acordo de oferecer lanche ou agendar uma saidinha. Entre as atividades que podem ser propostas estão: cinema em casa, futebol, jogo de tabuleiro, passeio de bicicleta, entre outros.

Programação na cidade

Se a sua cidade for bastante movimentada, com opções de parque, espaços interativos e programações oferecidas por entidades como o SESI e SESC, vale a pena consultá-las. Além de custarem pouco, essas opções misturam bem o lúdico com o aprendizado.

Viagens

Caso a opção seja uma viagem em família, leve em consideração o planejamento prévio. Fora isso, procure conhecer bem o local para onde está indo, desde aos espaços públicos até as atrações que possam ser oferecidas. Isso vai ajudar muito no planejamento do roteiro e dos gastos. Despesas como compra de passagem, hospedagem, passeios, alimentação, revisão no veículo e combustível devem ser inclusas.

Veja mais!