Como elaborar um discurso político interessante?

Para conquistar um cargo político nas próximas eleições, um dos fatores mais levados em consideração pelos eleitores são as propostas políticas.

Porém, para que elas sejam apresentadas de forma a cativar a população e fazer brotar a confiança na figura do político, seja ele candidato a vereador ou prefeito, é preciso de uma boa oratória.

Para elaborar um bom discurso é preciso que o político tenha o domínio da palavra. Muitos, pela própria experiência de vida e desenvoltura, conseguem enfrentar tudo na base do improviso, fazendo-se entender pelo público que o acompanha. Mas, nem todos são assim. Alguns precisam de um preparo maior.

Como elaborar um discurso político interessante?

Foto: depositphotos

Para ter um bom discurso oral

Seja na construção de um texto, ou formulação de um discurso, o que vai dar bastante subsídio é o hábito da leitura. Ela enriquece o vocabulário, além de ensinar muita coisa para quem se apega a ela. Livros, revistas, jornais, enfim, qualquer instrumento é válido para conservar o hábito de ler.

O segundo passo é você carregar sempre em mente o tema que quer abordar, estudando e aperfeiçoando o vocabulário sobre ele. Aprender sobre qualquer tema faz com que o orador se sinta seguro. Isso vai acabar sendo captado pelo público, deixando-o concentrado no que está sendo falado.

Fixe sua atenção no público, além de lhe deixar concentrado, vai fazer com que você perceba a reação que as suas palavras está causando sobre ele. Falar em igualdade com o público, também é outra forma de segurar a atenção.

Não adianta impor palavras de difícil compreensão se o público não vai entender. Existem formas de abordar os assunto com linguagem mais acessível, dentro da formalidade.

Uma forma que também garante prender atenção do público é vestir-se de forma apropriada para a ocasião, evitando exageros e abusando do bom senso. Tenha sempre ao alcance da mão um copo com água, ele vai evitar que sua garganta fique desidratada.

Para ter um bom discurso escrito

Se você não tem muita segurança para falar de improviso, uma forma que pode ajudar muito, na hora do discurso é preparar algo escrito. Ele deve seguir os mesmos preceitos do discurso oral de improviso: tem de ser claro, de fácil entendimento e de acordo com o público que está se tentando atingir.

Procure ser bem objetivo na formulação do texto. Explane as ideias de forma clara e que siga uma linha lógica. Isso vai ajudar a prender a atenção das pessoas. Evite começar o texto com piadas, isso pode colocar a sua reputação a perder, gerando desinteresse nas pessoas.

Caso sinta-se à vontade, você pode usar citação de outras pessoas, mas, preste atenção quantdo as fontes. Se for um discurso para você mesmo ler, não esqueça de mencioná-lo, caso esse discurso venha a ser publicado, busque orientação para não ferir os direitos do autor. Caso eles sejam desrespeitados, pode resultar em um processo judicial.

Se você tiver possibilidade, pratique um pouco. Isso vai ajudar na construção da segurança. Se posicione de frente ao espelho e, se for o caso, use um relógio para cronometrar o tempo. Fale de forma clara e procure pronunciar as palavras de forma correta e pausada. Evite gritar e falar rápido demais.


Escrito por: Robson Merieverton

Categorias: Dicas