Como escrever uma boa redação em uma seleção de emprego

Atualmente, a maioria das empresas ou instituições ao efetuarem seleção de emprego para contratação de novos funcionários, geralmente, exigem que os candidatos criem uma redação para que, a partir do texto, cada concorrente possa ser melhor avaliado de forma individual. Para tanto, faz-se importante conhecer algumas dicas, orientações e considerações sobre a redação textual em uma seleção de emprego.

Inicialmente, o candidato deve ter em mente a ideia de que um texto bom e objetivo não deve ultrapassar mais que 30 linhas. Para tanto, uma redação para ser analisada como coerente, rica em conteúdo e propriedade deve ser construída com base em leituras, estrutura textual, boa escrita e bons argumentos.

É de suma importância que o candidato, além de criar um bom título para o seu texto, demonstre em sua escrita conhecimento tanto de mundo como teórico e ortográfico, se possível sempre fazendo relação em seu texto com aspectos do mundo cotidiano e também de teóricos ou obras e teorias já existentes.

Imagem de homem escrevendo em papel

Foto: Pixabay

Possíveis temáticas para uma redação de emprego

Em geral, as redações exigidas em processos seletivos de trabalho aborda, em sua maioria, o tema “Quem sou eu?”. Neste caso, a pergunta já diz tudo: o candidato deve relatar sobre si tanto enquanto pessoa como profissional. Todavia, há casos em que outras temáticas podem ser abordadas, a exemplo da vida profissional, da área de atuação, da empresa ou instituição contratadora, da formação profissional e da vida profissional.

A seguir, confira um exemplo de redação para seleção de emprego escrita com base na temática “Quem sou eu?”. O texto em questão foi extraído do site Juventude Radical.

Modelo de redação “Quem sou eu?” para seleção de emprego

Nascido no interior de uma cidade do Paraná, de família humilde, único filho homem de uma família com duas irmãs, deste cedo tive que trabalhar e ajudar meus pais, e assim aprendi o valor de cada gota de suor, de cada real ganho após um longo dia de trabalho.

Assim como todo garoto da minha idade, tinha como sonho ser um grande jogador de futebol, brilhar no Brasil e no mundo todo, e com isso ganhar muito dinheiro, ficar rico e não ter preocupações com trabalho e muito menos com dinheiro, no entanto, o mundo nem sempre é como a gente quer, e as decepções e frustrações fazem parte do dia a dia e ajudam você amadurecer e melhor como pessoa, mas a maior decepção não esta relacionado a não ter sido jogador de futebol, mas sim pelo fato de nunca ter lutado por esse sonho como deveria.

E com esse exemplo, descobrir a importância de lutar pelo que quer e sonha, por isso hoje me considero uma pessoa determinada, focada e até mesmo teimosa, teimosia essa que consigo utilizar em meu favor transformando ela em força de vontade e persistência.

Assim consegui passar no vestibular e se formar em uma faculdade pública e de qualidade, trazendo neste momento uma das maiores alegrias para a minha vida e para os meus pais.

Apesar dos defeitos que possuo assim como todas as pessoas, tento minimizar tais defeitos com as qualidades que possuo, melhorando a cada dia, considero a minha vida como um rio, que apesar de ser cheio de curvas e obstáculos, consegue sempre vencer todos esses desafios impostos e por fim conquista o mar.


Escrito por: André Luiz Melo

Categorias: Dicas