Como mudar a titularidade da conta de água?

Se você mora em casa ou apartamento alugado, ou então acabou de comprar o seu imóvel, a primeira providência a ser tomada é mudar a titularidade de algumas contas: água, luz ou telefone. No caso em questão, saiba como proceder com a conta de água. Essa é uma prática que consome pouco tempo e é feita de forma facilitada.

A primeira coisa a ser feita é recorrer a qualquer posto de atendimento da empresa fornecedora. Geralmente ela é fácil de ser encontrada. Além disso, o serviço também pode ser feito através da página virtual da empresa. A título de informação, não é cobrado nenhum valor pela mudança de titularidade.

Pessoa física

Como mudar a titularidade da conta de água

Foto: depositphotos

A transferência da conta de água para pessoa física é bem simples e precisa apenas da apresentação dos documentos do solicitante. Entre eles: Carteira de identidade, ou qualquer outro documento com foto; CPF e contrato de aluguel do imóvel ou escritura de compra e venda do mesmo.

Nesse caso, os documento serão exigidos as pessoas que optarem por comparecer aos pontos físicos que representam a empresa prestadora do serviço. Já para as pessoas que optarem por realizar a transferência pela internet, basta entrar na página da empresa, procurar o link que identifique o serviço e seguir o passo-a-passo.

Pessoa jurídica

Para fazer a transferência de titularidade entre as pessoas jurídicas, o procedimento é o mesmo apresentado para as pessoas físicas. Porém, o que difere as duas é a documentação exigida no processo. Seguem: número do CNPJ e inscrição estadual ou municipal.

No caso da empresa enviar um funcionário para representá-la, o mesmo terá de apresentar os documentos originais que o identifique, bem como a autorização para fazer a mudança.

Prazo para confirmação

Dada a facilidade do processo, o resultado da mudança de titularidade sai na mesma hora. Porém, na conta de água, o nome da pessoa só vem com o fechamento da próxima fatura.

Para evitar algumas complicações, o indicado é que as pessoas que farão a transferência façam antes uma checagem no histórico de pagamento do titular que o antecedeu.


Escrito por: Robson Merieverton

Categorias: Contratos