Publicado por Pollyana Batista

A palavra de ordem de toda (o) dona (o) de casa é economia. Isso vale tanto para as famílias mais abastadas quanto também para as mais modestas. A verdade é que, nos dias de hoje, poupar nos gastos fixos é uma forma de investir em outras áreas como lazer e educação.

Uma grande parcela desse comprometimento financeiro é com as idas ao supermercado. Você faz suas compras toda semana ou uma vez por mês? Veja o que um especialista indica.

O diretor de produtos da ValeCard, Alan Ávila, entrou na polêmica e listou as vantagens e desvantagens de ir ao supermercado uma vez ou quatro vezes por mês. O especialista afirma que não existe uma fórmula correta, mas sim, situações que se adequam mais a umas do que a outras pessoas.

Comprar no supermercado por mês ou por semana? Veja as vantagens

Foto: depositphotos

Compras semanais:

Segundo ele, uma das vantagens de ir semanalmente ao mercado é que você tem mais chances de encontrar produtos frescos, principalmente aqueles mais perecíveis como frutas, verduras, legumes e carnes.

Outro benefício é poder acompanhar de perto as variações dos preços e procurar por promoções. Além disso, fica mais fácil controlar o que realmente é consumido e evitar comprar coisas que ficarão no fundo do armário.

Em contrapartida, ir toda semana ao supermercado toma mais tempo do que quando isso acontece somente uma vez ao mês. O especialista alerta que os clientes podem acabar gastando mais nas compras menores, isso porque perdem as promoções que oferecem mais produtos por um preço menor.

Compras Mensais:

A maior vantagem destacada por Alan Ávila é a possibilidade de conseguir descontos, uma vez que muitos supermercados oferecem preços menores quando o número de itens é maior.

O tempo também é um diferencial primordial para quem decide fazer compras mensais. Você só precisará se deslocar uma vez por mês e reduzir consideravelmente o tempo que perde no trânsito, nos estacionamentos e filas.

A última vantagem listada pelo especialista é que com um bom estoque de produtos em casa é mais fácil se programar para as atividades, ao invés de ter que sair para comprar alguma coisa de última hora.

Em compensação, Ávila lembra que o consumidor perde a oportunidade de comparar os preços em diferentes estabelecimentos toda semana e também aumenta exponencialmente a possibilidade do desperdício de alimentos e outros itens, pois algumas coisas acabam não sendo utilizadas.

Outra grande desvantagem de fazer compras mensais é a perda de promoções relâmpagos que são feitas em dias alternados durante a semana pelos estabelecimentos. Por exemplo, grandes redes de mercado estipulam os dias da semana para colocar ofertas diferentes: às segundas é o dia das carnes; terças são os queijos; quartas, as bebidas; e assim por diante. Fazendo as compras somente uma vez por mês, você perde a chance de aproveitar esses descontos.

Veja mais!