Publicado por Beatriz Helena Cano

Uma empresa, antes de entrar de férias, precisa estar certa de que todos os seus funcionários, clientes e fornecedores estão cientes do recesso. A informação evita possíveis problemas, desconfortos e desgastes e deve ser feita através de um comunicado de férias coletiva, que pode ser divulgado interno e/ou externamente.

Modelo de comunicado de férias

Informamos que a partir do dia 16/12/2011, estaremos de Férias, retornando nossas atividades em 09/01/2012.

Manteremos uma equipe de plantão para atender em caráter de emergência.

Sugerimos aos nossos clientes que façam suas programações e antecipem seus pedidos, para que nossos produtos não faltem em seus estoques.

Sabemos que foram muitos os momentos difíceis, mas após toda trajetória podemos concluir que trabalhando em equipe conseguimos superar todos os obstáculos e resolver todos os problemas. A conversa, a verdade e o pensamento positivo sempre foram o caminho mais rápido. As desculpas só atrapalharam. Por isso aproveitamos o ensejo para desejar aos nossos CLIENTES um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO, com muita SAÚDE e PAZ.

*Copie o modelo de seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e está pronto para usar!

Como escrever um comunicado de férias coletivas

Comunicado de férias para clientes

Foto: Reprodução

Um comunicado serve para informar, alertar ou tornar público uma situação. Portanto, um comunicado de férias tem o intuito de deixar os funcionários, fornecedores, consumidores ou parceiros de uma empresa cientes do recesso e das datas de início e término.

O comunicado pode ser voltado ao público interno, como os funcionários, ou ao externo, como fornecedores, clientes e parceiros. Para tanto, antes de sua elaboração, o público leitor deve ser estabelecido. Comunicados voltados aos funcionários podem ser menos formais e conter informações sigilosas sobre a empresa, já os avisos voltados ao público externo devem ser formais e conter apenas informações públicas.

A linguagem de um comunicado deve ser formal, clara, objetiva e concisa. É necessário retirar dos textos todas as informações irrelevantes e priorizar as essenciais, como datas, horários e motivo.

A divulgação do comunicado difere de acordo com o público alvo. Para informar os funcionários, o texto pode ser impresso em forma de cartazes e ser colado na cozinha coletiva, na copa, nas portas dos banheiros e na portaria, além de ser enviado pelo e-mail da empresa ao endereço destinatário de todos os empregados. Já a divulgação externa deve ocorrer por e-mail, mas também através das redes sociais caso a empresa tenha perfil, no site próprio, via fax e, dependendo da gravidade e da importância do aviso, através dos jornais impressos municipais na seção dos classificados.

O texto deve contar essencialmente com a data de emissão, com a data de início e término das férias e com a identificação da empresa, bem como o nome do profissional responsável. No conteúdo devem estar explicitadas as ações que fornecedores, clientes ou parceiros devem tomar, como: adiantar os pedidos ou reagendar entregas.

No fim do texto é possível colocar uma mensagem de final de ano caso seja esta a ocasião agradecendo os contatos profissionais realizados, pedindo desculpas pelas possíveis falhas e deixando claro o interesse em continuar negociando ou fazendo parte do mesmo circulo profissional.

Caso impresso, o papel do comunicado deve ser timbrado. Os cartazes podem seguir uma numeração anual, como 01/14, 02/14, 03/14, 23/14 e assim por diante.

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