Publicado por Katharyne Bezerra

Muito se tem falado sobre a economia de energia, mas poucas são as mudanças colocadas em prática para suprir esta necessidade. Porém, o que pouca gente sabe é que é possível economizar com iniciativas básicas e pequenas mudanças de hábitos ainda dentro dos nossos próprios lares.

De acordo com o diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios da Whirlpool Latin America, Vanderlei Niehues, é preciso pensar em como reduzir o consumo de energia elétrica.

Além disso, é importante fazer pesquisas sobre o tema, procurar comprar produtos que tenham indicação de eficiência energética classe A e moldar alguns comportamentos que são tão simples que acabam passando despercebidos na correria do dia a dia, como retirar da tomada eletrodomésticos que não estão sendo utilizados, pensar o que vai ser pego antes de abrir a porta da geladeira etc.

Confira dicas para economizar energia em casa

Foto: depositphotos

Como economizar energia em casa?

Para o especialista, é ideal buscar produtos que consumam menos energia e para saber disso é necessário consultar o selo de eficiência deles, que pode ser visto pelo site oficial do Inmetro. “Esta busca é importante, pois já pode direcionar a compra do consumidor para um produto que consuma menos e tenha menor impacto na conta de energia”, explica Niehues. Além desta dica, o diretor de sustentabilidade ressalta outras questões, como:

Desligue todos os aparelhos da tomada quando for viaja

“Além de economizar energia, pode evitar danos aos equipamentos como os causados por uma sobrecarga de energia inesperada, ocasionada por raios, por exemplo, ou um curto circuito”, alerta o especialista.

Apenas ligue os aparelhos na hora do uso

Mesmo que você esteja em casa, é preferível deixar alguns aparelhos fora da tomada quando não estão sendo utilizados no momento, como o micro-ondas, lavadora, forno elétrico etc. Isto porque, além de evitar o risco de descargas elétricas, previne o gasto de energia.

Cuidado com a porta da geladeira

As pessoas têm o costume de abrir a porta da geladeira e ainda ir pensar no que vai ser pego. Este hábito é um causador de grande gasto de energia para o bolso do consumidor. “O ideal é sempre abrir e fechar a porta rapidamente, evitando assim a troca de calor com o ambiente. Toda vez que a temperatura interna sofre alteração pela troca de calor com o ambiente, o refrigerador trabalha mais para estabilizar a temperatura interna  e consome mais energia”, indica Niehues.

Não deixe o freezer aberto por muito tempo

“Assim como acontece com a geladeira, o sensor mantém o sistema de refrigeração funcionando por mais tempo para recuperar a temperatura perdida com a troca de calor entre o freezer o ambiente, o que ocasiona o maior consumo de energia”, explica o especialista. Por esta razão, pense antes de abrir o freezer e, de preferência, abra poucas vezes ao longo do dia.

Atenção com o ar condicionado

É preferível que você deixe o ar condicionado ligado por mais tempo, do que desligá-lo todas as vezes que parar de usá-lo. Isto porque, o momento em que se liga, o compressor também é ativado e nesta hora que o consumo de energia aumenta. Em outras palavras, o produto consome mais energia se for desligado e ligado várias vezes ao dia, do que deixado ligado por mais tempo.

Veja mais!