Desempregado? Saiba como garantir um emprego

Nos primeiros sete meses de 2016, o Brasil ocupava o 7º lugar quando o assunto era o desemprego no mundo, a taxa de profissionais sem emprego chegou a 11,8 milhões em menos de um ano.

Assim, estes dados colocam o país atrás, apenas, da África do Sul (26,6%), Espanha (19,9%), Montenegro (17,3%), Jordânia (14,7%), Croácia (13,3%) e Chipre (11,7%). E, segundo especialistas, este número pode aumentar.

Diante deste cenário, as pessoas ficam desesperadas, afinal precisam sustentar suas famílias. Sendo assim, o consultor em recursos humanos e especialista em assuntos de RH, Celso Bazzola, desenvolveu um artigo de opinião para ajudar os desempregados a lutarem para conseguir uma vaga de emprego. Situação que é possível, mesmo diante as crises.

Está desempregado? Saiba como garantir uma vaga de emprego

Foto: depositphotos

Dicas para conseguir um emprego

O primeiro passo, de acordo com Bazzola, é manter-se calmo mesmo diante das dificuldades. “Para e repare como sempre a ansiedade e o desespero tende a dificultar ainda mais o raciocínio e apresentação de suas habilidades técnicas e comportamentais, por isso se controle. Além disso, agir por impulso de induzi-lo a decidir por uma oportunidade qualquer, que não agregará em sua vida profissional ou poderá deixar vulnerável a golpes existentes no mercado, por trás de oportunidade milagrosas de ganhos”, alerta o especialista.

Depois que conseguir manter a calma, o desempregado precisa perseguir alguns passos. “A busca por reposicionamento não é tão simples, porém também não é impossível, sendo necessário planejamento e preparo em suas ações e construções de novas oportunidades”, afirma Bazzola.

Ainda segundo o especialista, para se reinserir no mercado de trabalho é preciso levar em consideração estes pontos:

  1. Mantenha uma grande rede de relacionamentos, com diferentes pessoas e de vários setores;
  2. Busque uma auto-apresentação segura, transparente e que mostre preparo;
  3. Prepare um Curriculum Vitae bem elaborado, mostrando clareza nas informações e evidenciando suas potencialidades;
  4. Cuide da sua imagem, para depois gostar do que você faz;
  5. Persiga qualificações, mesmo que não seja diretamente da sua área, mas todo conhecimento é bem-vindo;
  6. Conheça as empresas que estão procurando profissionais, com o intuito de entender melhor o ritmo das instituições;
  7. Jamais crie um personagem, seja você mesmo nas apresentações.


Escrito por: Katharyne Bezerra

Categorias: Dicas