Dicas de como fazer um currículo simples e eficiente

A apresentação de um currículo bem feito pode fazer toda a diferença na hora de conquistar aquela vaga de trabalho tão desejada. Para chamar a atenção do recrutador, o resumo da trajetória profissional do candidato deve aparecer de forma simples e eficiente, levando-se em conta as ideias básicas de verdade com simplicidade e eficiência.

Dicas para um bom currículo

Antes de montar o seu currículo, um bom exercício para o candidato é pensar e escrever livremente sobre a sua história profissional, indicando os seus esforços para chegar onde está hoje, os caminhos trilhados e aonde quer chegar. Depois de fazer esse exercício, basta destacar o que é importante para a vaga almejada.

Um dos principais pontos de um bom currículo é a verdade. O candidato deve acrescentar apenas as habilidades e qualificações que realmente possui, sem aumentar ou inventar informações. Outro ponto importante é a simplicidade do currículo, que deve estar atualizado, com uma linguagem clara e com, no máximo, duas folhas. Lembre-se que os recrutadores têm uma grande carga de avaliação de currículos e logo descartarão um documento complexo ou extenso demais. A terceira ideia básica de um bom currículo é a sua eficiência, ou seja, o candidato deve apresentar de maneira direta tudo o que for importante sobre ele mesmo e a sua relação com a vaga desejada.

Dicas de como fazer um currículo simples e eficiente

Foto: Reprodução/ internet

Algumas vezes ocorre de distribuirmos muitos currículos e não recebermos retorno algum. Para evitar essa situação, o candidato deve ficar atento para não competir vagas que não são equivalentes às habilidades que possui. Na construção de um currículo simples e eficiente, deve-se dar foco para as habilidades e experiências que possam ser relevantes para o cargo em questão.

Além da seleção das informações mais relevantes, o candidato deve redigir o currículo dentro da norma culta da Língua Portuguesa, evitando os erros de gramática e concordância.

Modelo de currículo

Na escrita de um currículo simples e eficiente, é interessante dividir o documento em diferentes sessões, como as seguintes:

  • Cabeçalho: Nesta seção são inseridas as informações fundamentais, tais como nome completo, endereço atual, e-mail, telefone para contato, idade e estado civil;
  • Objetivos: O candidato à vaga deve escrever qual é o seu objetivo em determinada empresa;
  • Resumo de qualificações: Escreva um pouco sobre você, suas características e suas qualificações para a vaga;
  • Formação acadêmica: Nesta seção são inseridas as informações sobre as faculdades já feitas, cursos de aperfeiçoamento, cursos de idiomas e outros;
  • Experiência profissional: O candidato deve escrever sobre as suas últimas experiências profissionais, acrescentando o nome da empresa, a função que exerceu e período em que trabalhou;
  • Informações adicionais: Outras informações interessantes sobre o candidato podem ser inseridas aqui, como a realização de um intercâmbio cultural, por exemplo.


Escrito por: Débora Silva

Categorias: Curriculum