Publicado por Katharyne Bezerra

Colégios públicos e privados, geralmente, pedem para que os professores façam um relatório sobre como cada aluno está se desenvolvendo durante o ano letivo ou até mesmo antes, fazendo um acompanhamento semestral ou bimestral com os discentes. Mas, além de existirem várias formas de preparar uma avaliação, há também dificuldades dos professores em realizar este trabalho devido a quantidade de alunos que possui.

Diante destes problemas, o Modelos Fáceis traz um modelo de como fazer um relatório de cada aluno. Para fazer, basta que o profissional da educação substitua as informações contidas no exemplo pelos dados e avaliação de cada aluno.

Modelo: aprenda como fazer relatório individual do aluno

Foto: depositphotos

Modelo de relatório individual do aluno

CASA ENCANTADA CENTRO DE EDUCAÇÃO – MATERNAL A 1º/9
EDUCAÇÃO INFANTIL – 1º SEMESTRE

EVOLUÇÃO DO (A) ALUNO ( A) NO CONTEXTO ESCOLAR
SARA PEREIRA MARTINS

Seu processo de adaptação à nova turma foi tranquilo uma vez que continuou com a mesma turma e a mesma professora. Seu convívio com os demais adultos presentes na escola é excelente. Relaciona-se muito bem com todos os colegas . É uma criança muito tranquila, independente e criativa sendo muito organizada com seu material individual e coletivo.

Respeita as regras e combinados (da escola e da sala de aula ). Tem um ótimo comportamento. Participa de todas as atividades propostas com prazer. Em alguns momentos apresenta timidez. É assídua e pontual.

Revela habilidades motoras, coordenação motora fina, sequência lógica, percepção visual e capacidade de análise síntese adequados à sua idade.
Quanto à assimilação e fixação dos conteúdos é excelente, independente e realiza todas as atividades. Apresenta atenção e concentração em sala de aula e é participativa.
Faz leitura de palavras, frases e pequenos texto, assim como o registro dos mesmos, sem auxílio da professora. Seria e classifica objetos. Reconhece e registra os numerais fazendo o uso adequado dos mesmos no dia a dia.
Participa com interesse dos projetos interdisciplinares, tem noção de si mesma, família, escola, alimentação e profissão.

Professora Luziane Nonato Pereira
Junho de 2009

Qual a importância deste material?

As avaliações são importantes na construção de um bom aluno, pois são formas de manter toda a escola e os pais cientes de como o estudante se comporta dentro da sala de aula. Sendo assim, neste tipo de atividade o professor precisa ser sincero e avaliar o aluno de maneira completa, não apenas relatando suas notas em exames e provas.

Para avaliar um discente, por exemplo, é preciso expor o comportamento do mesmo dentro da sala. Explicar se ele presta atenção aos conteúdos abordados ou se fica de conversa paralela. Também é importante destacar se ele participa das aulas, apresentando perguntas, dúvidas ou complementos do assunto estudado. Outra grande parte da avaliação estudantil é com relação a apresentação das atividades passadas para casa ou no meio da aula, mostrar interesse é um ponto positivo para o aluno.

Veja mais!