Carta de referência profissional

Sempre quando uma pessoa começa um novo emprego ou tem uma entrevista marcada em alguma empresa é sempre bom ter em mãos uma carta de referência profissional ou carta de recomendação. Ela consiste em indicar as habilidades e qualidades de um funcionário, para que ele possa ingressar em outro emprego bem visto pela empresa.

Modelo carta de referência profissional

Foto: Reprodução

Modelo carta de referência profissional

 DECLARAÇÃO DE IDONEIDADE

 

A quem interessar:

 

Nome do funcionário:

 

CTSP nº:                      Série nº:                     CPF nº:

 

Endereço:

 

Declaramos para os devidos fins de direito que o funcionário acima identificado foi nosso funcionário conforme registro da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTSP, tendo no período em que prestou serviços a essa empresa, procedido de maneira correta e condizente com as normas de trabalho da empresa, não tendo para nós nada que desabone a sua conduta moral ou profissional.

 

Por ser esta a expressão da verdade, firmamos a presente.

 

­­­­­­­­­­­­­­­­­___________, __ de _____________ de ____

 

_____________________________________

 

Nome e assinatura do antigo empregador

*Copie do seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

A carta de recomendação

A carta de recomendação é um método muito utilizado por aquelas pessoas que pretendem mudar de emprego, muitas vezes por motivos pessoais. Em algumas situações a pessoa pode ter sido desligada da empresa por motivo de corte de funcionários.

Quando a empresa não aceita fazer uma carta de recomendação

Muitas empresas não se sentem a vontade para mandar uma carta de recomendação. Geralmente, o funcionário que solicita essa carta é um dos melhores funcionários da equipe, o que pode ser um problema para a empresa.

Além de ser um problema para a empresa, isso acaba sendo um problema também para o funcionário, pois ele necessita daquela carta para que encontre emprego melhor. É nesse momento que a empresa atual pode conversar com o funcionário e oferecer outro valor salarial, entrar em negociação.

A importância de ser um bom funcionário

Nos dias de hoje, conseguir um emprego é uma tarefa cada vez mais difícil aos desempregados, muitas vezes o mercado é muito concorrido e apresenta inúmeras dificuldades. Por isso quem já está empregado deve cada dia mais garantir sua vaga, sendo um bom funcionário.

Ser um bom funcionário traz vantagens na empresa e ao mesmo tempo garante um futuro. Como na hora da carta de recomendação, se a pessoa se destacou no emprego, nas atividades em que ele estava à frente será um ponto positivo para acrescentar na carta de recomendação, quando a empresa a fizer.

Dessa forma todo funcionário deve estar bem colocado em suas funções, para garantir não só a permanência em seu emprego, mas o seu futuro, em outros empregos e empresas que possam estar interessados no currículo e indicações recebidas por esse funcionário.