Atestado médico

Às vezes algum imprevisto nos pega de surpresa e temos que nos ausentar do trabalho, da escola, da faculdade ou de qualquer outro compromisso importante. Quando são imprevistos que não temos como justificar, pois faltam provas, acabamos nos prejudicando, mas quando esses imprevistos são os que afetam nossa saúde, podemos pedir o chamado “Atestado Médico”, que pode ser adquirido quando nos consultamos com algum médico em um horário que deveríamos estar em algum compromisso ou quando precisamos passar alguns dias de repouso para nos recuperarmos de alguma doença.

Modelo de atestado médico

Foto: Reprodução

O atestado é um documento importante, pois é nele que se faz atestação do seu estado de saúde ou do motivo de sua ausência em determinado compromisso. Ele possui fé pública, o que significa que é considerado verdadeiro até que se prove o contrário, e o médico é o responsável por atestar aquilo que achar mais conveniente e ético.

Modelo de atestado médico

ATESTADO MÉDICO

Declaro que o Sr. (nome do paciente), inscrito no CPF sob o nº (informar), paciente sob meus cuidados, não se encontra em condições para o trabalho, devendo seu afastamento ser considerado de (informar a data de início) a (data de liberação).

________________, ____ de ____________ de _________.
(localidade, dia, mês e ano).

(assinatura e carimbo)

(nome do médico) (CRM)

*Copie o modelo de seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

Para emitir um atestado é preciso

  • Que o médico seja habilitado na forma da lei.
  • Que seja assinado pelo médico que realmente examinou o paciente em questão.
  • Que possua uma linguagem clara, simples e que seu conteúdo seja verídico.
  • Que omita a revelação explícita do diagnóstico, exceto em casos de dever legal, justa causa, ou pedido do paciente.

Atestado pra que?

Engana-se quem pensa que atestado possui apenas um tipo. Ele pode ser: atestado de sanidade, atestado admissional, atestado demissional, atestado de afastamento, atestado de portador de doença, atestado de perícia médica e muitos outros. Cada um possui sua própria finalidade.

Quando é necessário um atestado

  • Quando precisar se afastar por um período (seja ele de um dia ou até meses) do trabalho por motivos de saúde. A entrega de um atestado é necessária porque assim a sua ausência não será descontada do seu salário.
  • Se você estuda (escola, faculdade, curso…qualquer um) e tinha uma prova – por exemplo – importante no dia que precisou ir ao médico, peça um atestado ao seu médico e apresente ao professor ou coordenação, assim você tem o direito de refazer tal prova, sem ser prejudicado.
  • Diversos outros casos em que uma ausência não justificada possa render prejuízos para você.

Escrito por: Camila Albuquerque

Categorias: DiversosModelos para: