Aviso de reunião de pais e mestres

A reunião de pais e mestres é um encontro de muita importância na área de educação. É válido para ambas as partes: tanto a família, quanto os educadores, afinal, esta junção visa estabelecer vínculo real entre pais e professores, abordando temas de interesse coletivo e específico quando se trata do assunto comum para ambos os envolvidos: as crianças e adolescentes, os alunos.

Modelo de carta pronto

Senhores pais,

A participação efetiva da FAMÍLIA no COLÉGIO estreita e reforça laços importantes para o desenvolvimento dos nossos alunos. Quando conhecemos e podemos contar com a FAMÍLIA, que confia no nosso trabalho pedagógico torna-se mais fácil o aprendizado.

Por isso, estamos convidando os senhores para participar do nosso I Encontro de Pais e Mestres, onde serão apresentados a Filosofia, o funcionamento do nosso Colégio e toda a programação das nossas atividades para o ano letivo.

Nosso encontro será dia 06/03 (terça-feira) às 19h.

Esta também será uma oportunidade interessante para que vocês, PAIS, partilhem conosco os seus anseios e esclareçam suas dúvidas.

Contamos com a presença de todos.

Atenciosamente,

Equipe Dínamo

*Copie o modelo de aviso do seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

Importância e objetivos da reunião de pais e mestres

Modelo de aviso de reunião de pais e mestres

Foto: Reprodução

Os responsáveis pelos alunos por muitas vezes ficam preocupados em relação ao que os seus filhos estão presenciando no ambiente escolar. Tal insegurança pode surgir devido ao fato de os mesmos não frequentarem à escola, os alunos “estão por si só” durante o período das aulas. Logo, esta reunião faz com que os pais tenham oportunidade de expor suas inseguranças e dúvidas à instituição de ensino. Além de explanar expectativas à instituição de ensino e aos educadores cabe o ensejo de repassarem informações sobre rendimento escolar, comportamento, como o aluno se comporta em relação à outras pessoas, medidas disciplinadoras e ideais pregados pela escola.

Apesar de necessário algumas medidas burocráticas, como o envio de um aviso prévio aos pais para que eles se programem em relação à data e possam comparecer, o interesse maior não é realizar um mero evento que faz parte de questões de protocolo. O real objetivo é procurar, de forma conjunta, maneiras de adequar situações e compartilhar interesses em comum, sempre em prol dos alunos.

O evento também é de grande benefício para os pais em si. Com este encontro, eles podem realizar o intercâmbio de experiências e partilharem suas opiniões quanto à reunião, a escola, seus filhos e métodos de ensino pessoais.

Entretanto, não é recomendado que os pais venham a conhecer os professores de seus filhos apenas neste dia. Cabe a escola organizar um evento anterior, se possível no início do ano letivo, em que os pais se familiarizem com professores, diretores, disciplinadores e coordenadores. Logo, o ambiente em que seus filhos estão inseridos estará desde já reconhecido. Os educadores devem se preocupar em tornar a reunião um encontro harmonioso, sincero e acolhedor, para que os pais se sintam à vontade para fazer com que o diálogo flua de maneira adequada. Cerca de três reuniões são necessárias ao ano, não havendo necessidade de mais do que isso.