Carta de convocação

A convocação consiste em convidar alguém a comparecer a determinado evento, a carta de convocação é escrita e deve acima de tudo informar com clareza os dados necessários que diz respeito ao evento em questão.

Modelo pronto de carta de convocação

CONVOCAÇÃO
À Senhora
[Nome],
Supervisora Educacional,
Nesta Escola.

Senhora Supervisora:

Nos termos do parágrafo único do art. 7º do regimento, CONVOCO Vossa Senhoria para a sessão da Congregação a ser realizada no dia 1º de [mês], às 20 horas, na sala 21 desta Escola.

Consta da ordem do dia o seguinte:

- abertura do segundo período letivo de [ano];
- contato do corpo docente com os novos titulares;
- assuntos Gerais.

Informo, também, que está cancelada a reunião de Congregação prevista em nosso calendário para o próximo dia 28.

Curitiba, [dia] de [mês] de [ano]

[Nome],

[Cargo do Signatário]

*Copie do seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

Saiba mais!

Essa carta adequadamente escrita pode ser um tanto quanto formal, mas para escrevê-la não é obrigatório que a pessoa possua conhecimentos linguísticos profundos, basta que ela tenha hábito de escrever seguindo as regras e princípios básicos do português.

Modelo de carta de convocação

Imagem: Reprodução

Fazer uma introdução breve do assunto ao qual se abordará é uma forma interessante de iniciar a composição da carta. Na hora de elaborar, esteja atento para não desenvolver um texto muito grande, isso pode deixar cansativo ou até mesmo repetitivo, busque principalmente ser conciso e explícito.

Não esqueça de esclarecer o motivo pelo qual está escrevendo a carta e mostre a importância da presença daquela pessoa ao qual você está convocando para o assunto em questão. Na hora que concluir o texto não esqueça de agradecer a atenção da pessoa à qual estará sendo enviada a carta e assine-a, isso demonstra seriedade.  É aconselhável que tenha consigo uma cópia da carta que será enviada.

Passo a passo para o desenvolvimento da carta

  1. Inicie colocando seu nome e endereço no lado esquerdo da folha;
  2. Já no lado direito, coloque o nome e o endereço do destinatário;
  3. Abaixo e ainda no lado direito, escreva o local acrescido da data;
  4. Abaixo dos dados anteriores coloque o assunto da carta de forma curta e extremamente concisa, pois isso contribui para a rápida assimilação do tema por parte do leitor;
  5. Iniciando o texto, aborde a pessoa à qual se escreve, chamando-a na abertura da carta. Você deverá utilizar pronomes de tratamento anteriormente ao nome da pessoa que a receberá;
  6. Após ter concluído a chamada, agradeça a atenção do destinatário e apresente seus cumprimentos.