Modelo de carta de despedida de empresa

Com a agilidade em que as coisas acontecem no mundo, constantemente nos despedimos de um emprego em busca de melhores oportunidades ou pela instabilidade do ambiente. O tempo passa rapidamente e o mundo pode dar voltas, por isso, até mesmo a despedida deve ser feita corretamente. Se você não sabe como desenvolver uma carta de despedida corretamente, confira as sugestões abaixo.

Modelo 1

Caro,

Acredito que você já esteja sabendo que estou deixando a minha posição aqui na (nome da empresa).  O tempo que passei aqui na organização foi de grande valia, por isso agradeço pelo apoio e pela oportunidade de ter trabalhado ao seu lado. Todas as suas orientações e incentivos foram de grande ajuda.

Eu gostaria de continuar a receber seus conselhos nessa nova etapa da minha carreira. Espero manter contato. Segue meu e-mail pessoal (colocar o endereço) e meus telefones de contatos (celular e comercial).

Novamente, agradeço pelo seu apoio.

Modelo 2

Prezado (nome da pessoa),

Estou muito grato em poder expressar meu total agradecimento através da presente carta, à empresa que o Sr. atualmente gestiona e dirige. Durante o meu tempo de permanência e desenvolvimento do meu trabalho diário, pude observar os diversos fatores que compõem o ambiente e as condições de trabalho adequadas que regem os valores e a missão cultivados por esta companhia. Aprendi e implementei conceitos, teorias e práticas, e tudo isso me permitiu cumprir com os objetivos, tarefas e metas para o trabalho no qual fui contratado. Contudo, as grandes empresas nos ensinam muito e nos projetam objetivos pessoais mais altos, reforçam nossa ambição e despertam nossa inquietude, fazendo com que tenhamos sonhos, planos e objetivos cada vez mais concretos e com maior valor agregado ao que pensamos ser correto. E é por este motivo que venho, através desta, deixar meus mais sinceros agradecimentos à empresa e comunicar minha renúncia ao cargo que hoje ocupo nesta organização.

Aproveito a oportunidade para reiterar meus desejos de muito êxito à empresa e comunicar que estou à disposição para futuramente prestar meus serviços e implantar meus conhecimentos nos possíveis negócios que poderemos fazer conjuntamente, utilizando sempre como alicerce toda a experiência obtida neste período em que estive aqui.

Agradeço a confiança em mim depositada e deixo meus votos de sucesso.

Seu nome.

O momento da despedida

Vivemos em tempos de transformações políticas, sociais e também profissionais. Tempos que devemos cuidar e administrar nossa vida pessoal e profissional sempre visando à maximização dos resultados de toda a trajetória. Ao contrário do que muitos falam, não existe a regra de que tanto tempo é pouco para estar em uma empresa, mas é importante manter o bom senso e a ética diante do turbilhão de oportunidades profissionais que nos batem à porta constantemente. Um ciclo profissional nunca se encerra quando saímos de determinado emprego, mas é essencial manter-se sempre atualizado, mesmo que a saída não tenha sido uma escolha sua. Estude, encontre especializações e sempre busque chegar mais alto, pois a disputa pelos melhores cargos ainda é acirrada.

Modelo de carta de despedida de empresa

Foto: Reprodução

A despedida, dentro de uma empresa, é muito valorizada, uma vez que por meio dela, seus antigos colegas de trabalho terão uma visão sua ainda mais profissional. Caso não queira seguir os modelos acima, tenha sempre em mente alguns passos que devem ser seguidos: agradeça sempre a oportunidade, seja direto, educado e objetivo. Comunique sua saída em primeiro lugar ao seu superior e não seja arrogante, mantenha sua posição profissional, pois postura e conduta maduras, além do respeito, nunca fizeram mal para ninguém – muito pelo contrário. Tenha certeza daquilo que quer, pois pode ser que surjam contrapropostas de promoções e salários, e nunca deixe pendências.

Uma boa conduta no momento de despedidas é essencial, pois mantém as portas abertas profissionalmente, não apenas naquela empresa que você está deixando, mas também para contatos profissionais com seus antigos colegas, inclusive indicações em outras empresas. Evite lavar roupa suja, você já está saindo do ambiente e definitivamente não é bom deixar más impressões. Aproveite também esse momento para dar feedbacks positivos sobre a empresa e seu relacionamento com ela, agradecendo por todo o valor agregado, e também informando seus dados para contato.