Carta de justificativa

Imprevistos acontecem e em alguns casos eles exigem tanto a nossa atenção que somos praticamente obrigados a dedicar a ele mais tempo do que dispomos, causando nossa falta no trabalho ou a dos nossos filhos na escola. A carta de justificativa, como o próprio nome já adianta, vem exatamente com intenção de justificar uma ausência de maneira formal e ajudar na manutenção da boa relação com seu chefe ou com a escola.

Veja um modelo de carta de justificativa

À
(empresa ou instituição)
(departamento responsável)

Ref.: Justificativa de Falta

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), matrícula nº (informar se for o caso), vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria informar que, conforme Atestado Médico anexo, esteve internado por problemas de saúde durante todo o dia de ontem, razão pela qual foi impossibilitado de comparecer para desempenho de suas funções (ou acompanhar as aulas).

Requer, portanto, o abono da falta, visto que a mesma ocorreu por motivo de força maior.

Termos em que,

Pede deferimento.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome)

*Copie o modelo de seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

Saiba mais!

Modelo de carta de justificativa

Imagem: Reprodução

Antes de escrever uma carta de justificativa procure saber exatamente a quem você deve direcioná-la e sob quais circunstâncias. Você pode fazer uma carta de justificativa para uma ausência prevista ou imprevista, isso quer dizer que você pode elaborar e enviar a carta antes da sua falta, para que seu chefe fique ciente da sua futura ausência. Também é possível usar a carta de justificativa para das satisfações sobre o descumprimento de uma tarefa específica, requerendo que o fato seja relevado em função das razões apresentadas.

Carta formal

Escrever uma carta formal é mais simples do que a maioria imagina. Não é preciso usar um português rebuscado, mas deve-se ter cuidado com a linguagem e a estruturação da carta. Comece com endereço do destinatário alinhando a esquerda, no corpo da carta seja sucinto e explique os motivos da falta e o que você quiser solicitar e termine com seu endereço, também alinhado a esquerda.

Confira algumas dicas que ajudam na hora de elaborar a carta:

  • Especifique de maneira clara o dia e a hora da sua ausência. E deixe bem claro se sua ausência já aconteceu ou vai acontecer.
  • Seja breve e direto na explicação do motivo da sua falta.
  • A carta de justificativa não abona as faltas, então sempre que possível anexe algum documento que faça isso, como um atestado médico, por exemplo.
  • Caso você deseje, solicite um trabalho extra ou se disponibilize para “pagar” as horas que não foram trabalhadas. Em caso de falta de crianças a escola, peça os deveres de casa que foram passados para os alunos.
  • Dê preferência por entregar uma carta física do que uma digitalizada.
  • Guarde sempre consigo uma cópia da carta enviada.

Escrito por: Wanessa Galvão

Categorias: Cartas