Carta de pedido de demissão

Modelo de carta pronta

Á

(nome da empresa)

Prezado(s) Senhor(es),

Por motivos pessoais, venho por meio desta, apresentar meu pedido de demissão do cargo que ocupo nesta empresa.

Tenho interesse em desligar-me imediatamente, solicito a dispensa do aviso prévio.

Sem mais

______________________, ___ de _____________ de _______.

(cidade, dia, mês e ano).

(assinatura do empregado)

(nome do empregado por extenso)

*Copie a carta de seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

Saiba mais sobre pedido de demissão

Modelo de carta de pedido de demissão

Foto: Reprodução

Quando decidimos procurar um emprego temos em mente um trabalho que nos satisfaça e supra nossas necessidades financeiras. Muitas vezes a empresa nos agrada e realmente preenche todos os requisitos de “um bom emprego”, nossa equipe de trabalho é excelente e temos um ótimo relacionamento com todos no ambiente. Contudo, as demissões são muito comuns em todos os ramos e em todas as proporções, seja a demissão de um funcionário do setor de vendas à um gerente ou coordenador.

Há vários aspectos que podem gerar um pedido de demissão e os mais comuns deles são a procura por melhores oportunidades, salários ou por um emprego que realmente responda às suas expectativas quando o atual não é o tão idealizado “emprego dos sonhos”. Há também fatores como desentendimento no ambiente de trabalho e o descontentamento com a função que desempenha na empresa.

É importante saber o que fazer quando se decide pela demissão, pois, este é um passo arriscado e é preciso que se tenha plena certeza do que está fazendo. O funcionário deve estar ciente dos bons modos dentro da empresa e de que sair por aí anunciando seu pedido de demissão não é nada indicado, pois, um ato como este pode gerar desconforto entre os colegas e principalmente para com o seu superior. Saiba com quem falar quando tomar esta decisão, consulte imediatamente seu chefe e não esqueça de deixar claro a gratidão pela oportunidade, visto que, manter uma boa relação com a empresa na hora da demissão é algo imprescindível, pois o futuro profissional é incerto tendo em vista o atual mercado de trabalho tão competitivo.

Mesmo quando pedimos demissão há um certo prazo em que devemos permanecer na empresa, por isso esta boa relação torna-se tão importante. Mostrar que não perdeu o profissionalismo é algo essencial. Dedique-se bastante nos últimos dias de trabalho como se ainda fosse permanecer ali.

Ter certeza de que não está dando um passo em falso é também muito importante, pois, por muitas vezes há arrependimento por parte dos funcionários que pedem demissão antecipadamente e se dão conta mais tarde de que o futuro emprego era apenas uma ilusão ou que a vaga na verdade já foi preenchida por outra pessoa.

Após prestar bastante atenção em todos esses pontos o funcionário deve saber exatamente como prosseguir com o seu pedido de demissão. Uma conversa franca e educada com o chefe é sempre o início deste processo, depois a demissão deve ser encaminhada em forma de carta para o Departamento Pessoal da empresa, ou os Recurso Humanos.


Escrito por: Gabriely Araujo

Categorias: CartasModelos para: