Carta de renúncia

Alguns modelos

Saber o que é uma carta de renúncia não faz com que você, automaticamente, aprenda a fazer uma. Portanto, aqui estão alguns modelos que irão ajudar quem precisa aprender rapidamente a fazer uma carta de renúncia. São simples e fáceis de entender:

Modelo 1

Local e data (dia, mês e ano)

Ao

 

(à pessoa a quem é destinada a carta de renúncia)

 

Ref: Renúncia de (escreva aqui qual o direito ou cargo do qual deseja renunciar)

Senhor (diretor, presidente ou qualquer outro cargo o qual você está dirigindo a carta)

 

Comunico a V.Sª a minha renúncia ao cargo de (descreva o cargo – pode ser de síndico, advogado, presidente…), que venho ocupando desde (coloque a data em que começou a trabalhar nesse cargo) e que tem validade até (caso exista um prazo de vencimento, coloque aqui), o que faço por razões de cunho pessoal (caso queira descrever quais os motivos que o levaram a renunciar, descreva-os nessa parte).

 

Assim, confirmo a minha renúncia ao cargo de (descreva novamente o cargo) desta (empresa, órgão, entidade, ou qualquer outro título do empreendimento) e, ao ensejo, apresento minhas sinceras desculpas.

 

Sem mais para o momento, subscrevo-me.

 

Atenciosamente,

 

(Sua assinatura)

 

(seu nome completo)

 

(descrição do cargo ocupado)

Modelo 2

Belo Horizonte,

 

Ilmo Sr.

JOSÉ DOS ANZÓIS

Rua de Abril, 00, Bairro Norte

BELO HORIZONTE

 

Prezado Senhor,

 

Atendendo a interesses de natureza pessoal,  venho comunicá-lo que por esta  correspondência estou renunciando ao mandato que me foi outorgado nos autos do processo de número  000000, ora em tramitação na  00a. Vara Cível de Belo Horizonte, na  Ação Ordinária de Indenização  movida contra a EMPRESA  LTDA.

 

Ressalto, outrossim,  que  Vossa Senhoria deverá, dentro de 10 (dez) dias  contratar e  indicar   um advogado  de sua confiança para que lhe sejam  substabelecidos os  poderes do mandato outorgado  de forma que não  haja prejuízo no andamento do processo.

 

Esclareço finalmente, que não lhe serão cobrados quaisquer valores a título de honorários e sequer  serão reivindicados  aqueles  originados da sucumbência, e que estes deverão ser  destinados ao advogado  que prosseguir na  demanda.

 

Atenciosamente,

JOÃO  DE DEUS AMIGO

OAB – 0000/MG

*Copie do seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

Você sabe o que é uma carta de renúncia?

Modelo de carta de renúncia

Foto: Reprodução

Imagine a si mesmo com um direito que foi concedido por outros, pode ser algum cargo como síndico ou presidente de alguma chapa. Mas, de repente, algum contratempo surge (como por exemplo, uma oportunidade de viajar) e você sabe que não poderá mais continuar usufruindo daquele direito. Você não irá simplesmente abandonar  tudo sem dar uma explicação às pessoas que merecem saber o que está ocorrendo e ao mesmo tempo, uma explicação boca-a-boca não serve de muita coisa. É aí que entra a carta de renúncia, o método pelo qual você irá avisar a todos que está abrindo mão daquele direito que te foi concedido, justificando tal ato.

A sua vontade expressa deverá predominar nesta carta, deverá conter apenas verdades e os motivos deverão estar claros. Assim, uma carta de renúncia é – simplesmente – o originador ou pontapé inicial para a extinção de um direito, portanto, extremamente importante, para deixar seu “cargo” ou “posição” em boas mãos, e não abandonado. Confira algumas regrinhas e dicas para não errar na hora de fazer a sua carta de renúncia.

Regras e dicas

  • Pode parecer irrelevante, mas é muito importante e quase obrigatório que esta carta seja entregue pessoalmente para a empresa ou outro local para qual é direcionada.
  • Você deve fazer duas vias. Pois uma dessas vias irá ser entregue à empresa, enquanto a outra deve ser sob sua posse, protocolada. Ou, em alguns casos, deverá ser enviada pelos Correios, seguida de um aviso de recebimento (muitas vezes chamado de AR).
  • A linguagem adotada na carta de renúncia deverá ser formal, mas bem explícita, deixando claro o que você quer dizer ali. Evite gírias e erros de gramática e/ou concordância, pois é um momento sério.


Escrito por: Camila Albuquerque

Categorias: CartasModelos para: