Carta do leitor

Não há regras que formalizem esse tipo de carta, mas alguns cuidados básicos devem ser tomados. Confira quais são eles.

É fácil de encontrar em revistas, jornais e publicações periódicas um espaço destinado para o leitor dar sua opinião, seja ela sobre uma matéria, um editorial ou toda uma edição. Esse canal, que vem sendo cada vez mais valorizado por quem faz a revista e por quem lê, é uma ótima oportunidade de elogiar, denunciar, criticar e até de colaborar para que a publicação se torne mais agradável para você.

Veja um modelo básico de carta do leitor

José Maria Alves
Advogado e jornalista
Liberdade I – Mossoró RN

9 jan.2008 | Ao Jornal O Progresso

A/C: Diretoria
Estimada Adiles do Amaral Torres, Diretora Presidente de “O Progresso”
Com muita amizade, saúdo-a respeitosamente agradecendo por tudo o que “O Progresso” vem fazendo pelo bem da coletividade, inclusive da Igreja Católica. Maravilhosa a mensagem de Natal expressa pelo “Editorial” de hoje! Com os votos mais cordiais de Boas Festas, peço a Deus que lhe dê saúde e forças para continuar por longos anos a árdua e importante tarefa que assumiu com os meios de comunicação social.

Dom Redovino Rizzardo, cs.

*Copie o modelo de seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

Dicas

Modelo de carta do leitor

Foto: Reprodução

Antes de qualquer coisa tenha em mente que a carta do leitor, que devido a tecnologia é feita por e-mail, é basicamente uma carta. Então é importante se preocupar com os aspectos básicos de uma, como o cuidado com a linguagem, a revisão da pontuação e a atenção aos números (datas, nº da edição, páginas, etc). Nas cartas do leitor você pode falar de maneira mais formal ou coloquial, isso está a sua escolha.

Tenha em mente que esse é um espaço para você criticar, elogiar, opinar ou denunciar e que para isso você deve se ater a argumentos convincentes, fazendo uso de exemplos sempre que isso couber, e ser claro e conciso no que diz, evitando a perda de foco. Esse é um meio de você expor sua opinião para as pessoas que fazem a publicação da qual você é consumidor, por isso é preciso que ela esteja bem escrita, pois vai ser lida por pessoas que estão do outro lado, fora do seu contexto.

Milhares de cartas do leitor são recebidas diariamente pela maioria das revistas e jornais, para que ela consiga se destacar a clareza é essencial, pois a boa apresentação de uma opinião forte e bons argumentos é fator decisivo para que ela seja publicada.

Esse canal de comunicação também é benéfico para os publicitários que trabalham na publicação e que podem conferir, por meio das cartas, a opinião de vários leitores de idades, faixas etárias e classes sociais diferentes.

Não existem regras que formalizem o modelo de carta do leitor, pois ela deve ser, acima de tudo espontânea, porém é preciso ter noção do peso que ela carrega, uma vez que a ideia mencionada na carta pode virar futuramente uma nova notícia.


Escrito por: Wanessa Galvão

Categorias: Cartas