Carta para encerramento de conta corrente

Modelo da carta

Ilmo. Sr. Gerente do (NOME DO SEU BANCO)

Agência: (Número de sua agência)

(Endereço de sua Agência)

(seu nome), (sua nacionalidade), (seu estado civil), (sua profissão) inscrito no CPF (seu cpf), com domicílio na (seu endereço), na cidade de (sua cidade), venho através desta carta comunicar e requerer o que segue:

Como é de conhecimento desta gerência possuo conta corrente neste banco sob o número (número de sua conta corrente).

Ocorre, entretanto, que não tenho mais interesse em continuar usufruindo dos serviços da conta corrente razão pela qual, na forma do contrato assinado com esta instituição requeiro desde já o cancelamento deste contrato.

Requeiro ainda, que na forma do regulamento do BACEN e do contrato assinado, o eventual saldo devedor, seja levantado e informado por correspondência para liquidação a parte, ou judicial.

Informo ainda que o talão de cheque em minha posse foi inutilizado assim como o cartão bancário.

Por fim, notifico este banco, que tão logo o recebimento desta carta por esta instituição, não irei responder por qualquer tarifa de manutenção ou prevista no contrato, vez que este se deu por findo na forma da lei  e seus haveres serão apurados na forma do próprio contrato, o qual prevê inclusive execução judicial do débito.

E assim, se notifica o banco para que confirme o encerramento por escrito no prazo máximo de 30 dias sob pena de ajuizamento da competente ação judicial.

É o que requer.

Sua cidade, data e ano

(Sua assinatura)

(seu nome)

(seu cpf)

*Copie do seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

Saiba mais!

Modelo de carta para encerramento de conta corrente

Foto: Reprodução

Fazer o encerramento de cartões e contas costuma ser um processo bastante burocrático que toma muito tempo e, muitas das vezes, só resulta em estresse. No caso do encerramento de conta corrente o processo é simples, mas para quem não conhece o procedimento, pode acabar virando dor de cabeça. De acordo com a Legislação brasileira, as normas do Banco Central do Brasil afirmam que qualquer cliente pode entrar com o cancelamento de sua conta corrente ainda que esta esteja negativa, pois ninguém é obrigado a continuar a ser correntista se esse não for o seu desejo. Obviamente, o débito na conta deverá ser pago e, para isso, você poderá negociar com o banco a melhor condição para quitar o saldo devido. Quando há esse débito é até melhor cancelar a conta, já que assim as taxas de manutenção irão parar de ser cobradas e o valor devido irá parar de crescer.

Como fazer o encerramento da conta corrente?

O processo de encerramento é simples, no entanto deverá ser tratado com calma e paciência. O cliente do banco pode fazer esse encerramento a qualquer momento, desde que faça o pedido formalmente, ou seja, por escrito, com assinatura de todos os correntistas (para as contas conjuntas), devolução de todas as folhas de cheque e cartões, além de também negociar o pagamento do débito devido ao banco. Ir à agência fazer o pedido, possivelmente, irá ser contestado e negado. Se isso acontecer, siga as instruções do Banco Central e tendo a conta não efetuada, o banco poderá ser responsabilizado judicialmente.

O que fazer?

  • Escreva um ofício solicitando o pedido de encerramento da conta;
  • Coloque o endereço da sua agência;
  • Vá ao correio e peça para um funcionário enviar a carta AR (lá eles explicarão melhor o processo);
  • No campo do envelope que solicita o conteúdo da carta, preencha “Ofício solicitando encerramento de conta corrente”;
  • Em caso de conta conjunta é importante que todos os correntistas assinem na carta;
  • O pedido de encerramento tem de ser protocolado na agência em duas vias.

Se ainda assim o banco se recusar a encerrar a conta, procure um advogado e entre com uma ação judicial.


Escrito por: Nayla Georgia

Categorias: Cartas