Publicado por Beatriz Helena Cano

Correspondências profissionais, que podem servir para oficializar negócios ou solicitar serviços e reparos, sempre requerem uma linguagem formal para transpassar seriedade e respeito. Mas não é preciso ficar aflito, algumas regras podem facilitar a escrita de uma carta profissional. Veja um modelo pronto de um comunicado para devolução de mercadoria, depois dicas de como produzir um comunicado.

Modelo de comunicado de devolução de mercadoria

Endereço remetente                                                                                                  Endereço destinatário

 

Data, Cidade
Assunto: Comunicação de devolução de mercadoria

Caros Senhores,
Lamentamos muitíssimo ter que devolver a mercadoria constante do pedido identificação em virtude de não corresponder à qualidade por nós solicitada e exigida pelos nossos clientes.

Dado à importância do pedido em questão e por se tratar de uma grande quantidade, se não puderem nos entregar novos produtos no prazo, teremos grandes prejuízos, tanto financeiros como de prestígio, os quais serão divididos com sua empresa.

Aguardamos notícias urgentes.

Atenciosamente,

(nome)
(cargo)

*Copie o modelo de seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e está pronto para usar!

Regras para escrever uma carta devolutiva

Papel

A carta deve ser resumida em uma única folha e o papel deve ser estilizado com cor neutra como branco, amarelo claro, bege ou cinza e timbrado com o logo da empresa.

Linguagem

A linguagem utilizada na carta precisa ser formal. Abreviaturas e coloquialismos devem ser evitados a fim de mostrar respeito pela pessoa com a qual fala.

Estrutura

Endereço

No canto superior esquerdo da página deve conter o endereço do remetente, com nome, rua ou avenida, número, CEP e cidade. A mesma estrutura deve se repetir do lado direito com as informações do destinatário de forma que fiquem paralelos.

Cidade e data

Comunicado de devolução de mercadoria

Imagem: Reprodução

Pule duas linhas e situe o tempo e o espaço colocando alinhadas à esquerda cidade e data.

Assunto

Pule duas linhas e explicite o assunto da carta, que deve ser escrito de forma sucinta e objetiva, como, por exemplo: “devolução de mercadorias”.

Saudação

Pule duas linhas e faça a saudação. Se o destinatário for alguém conhecido, use seu nome. Caso contrário, utilize os pronomes de tratamento padrão, como: Senhor (Sr.), Senhora (Sra.), Doutor (Dr.), Doutora (Dra.).

Primeiro parágrafo

O primeiro parágrafo deve resumir o propósito da carta bem como citar a empresa, o lote de mercadorias devolvidas e o motivo da devolução. A escrita deve ser de forma concisa e objetiva.

Corpo do texto

Uma carta, exceto que tenha muito assunto a ser tratado, jamais deve exceder uma página. Portanto, no corpo do texto trate dos assuntos que são de fato relevantes ao negócio. Evite a repetição de informações e use a linguagem formal, porém, evite ser prolixo.

Parágrafo final

No último parágrafo deve conter o que a empresa espera do fornecedor, como por exemplo: a devolução do dinheiro, o envio de nova remessa ou a troca da mercadoria devolvida.

Encerramento

Pule uma linha e finalize com uma frase de despedida seguida de um advérbio como “atenciosamente”, “cordialmente” ou “atentamente”.

Informações

Se a carta foi assinada, pule quatro linhas e alinhe à direita o nome e o cargo que ocupa na empresa remetente. Assim, após a impressão sobrará espaço suficiente para a assinatura. Porém, se o modelo não for assinado, pule duas linhas e informe nome e cargo ocupado.

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