Modelo de contrato de prestação de serviços contábeis

A contabilidade é uma ciência que estuda o patrimônio de uma entidade, além de seus fenômenos e variações quantitativas e qualitativas, além de registrar os fatos e atos que afetam a economia e as finanças. Confira um modelo de contrato que deve ser usado em caso de contratação de prestação de serviços contábeis.

Modelo

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTÁBEIS

 

IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES

 

CONTRATANTE: (Nome da Contratante), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), Carteira de Identidade nº (………………….), C.P.F. nº (…………………), residente e domiciliado na Rua (……………………………………….), nº (….), bairro (………….), Cep (……………), Cidade (……………….), no Estado (….);1

 

CONTRATADA: (Nome da Contratada), (Nacionalidade), (Estado Civil), (Profissão), Carteira de Identidade nº (…………………), C.P.F. nº (………………..), residente e domiciliado na Rua (……………………………………..), nº (….), bairro (…………..), Cep (………………), Cidade (……………..), no Estado (….), inscrito no C.R.C. Sob o número (…………..);2

 

As partes acima identificadas têm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Prestação de Serviços Contábeis, que se regerá pelas cláusulas seguintes e pelas condições descritas no presente.

 

DO OBJETO DO CONTRATO

Cláusula 1ª. É objeto do presente contrato a prestação de serviços das áreas contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária, envolvendo (…………………..) (Descrever pormenorizadamente o serviço, com todas as suas especificidades, incluindo dados técnicos que possam vir a influir no entendimento do contrato, e, se possível for, dados decorrentes de perícia realizada envolvendo as situações em que será realizado o serviço).

      

DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE

Cláusula 2ª. A CONTRATANTE deverá fornecer à CONTRATADA todas as informações necessárias à realização do serviço, que será executado nas dependências da CONTRATADA, e ainda fornecer os documentos necessários para seu desempenho.

 

Cláusula 3ª. A CONTRATANTE se compromete a enviar à CONTRATADA os documentos citados na cláusula anterior sempre com (….) dias de antecedência ao vencimento das obrigações.

 

Cláusula 4ª. A CONTRATANTE se compromete a fornecer a CONTRATADOS dados, documentos e informações necessários ao desempenho dos serviços ora contratados, em tempo hábil, nenhuma responsabilidade cabendo a segunda acaso recebida intempestivamente.

 

DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATADO

Cláusula 5ª. A CONTRATADA se compromete a cumprir os prazos estabelecidos na legislação vigente quanto aos serviços contratados, acompanhando-os com zelo, diligência e honestidade, assegurando os interesses da CONTRATANTE, sujeitando-se às normas do Código de Ética Profissional do Contabilista.

 

Cláusula 6ª. A CONTRATADA se responsabiliza por eventuais multas fiscais decorrentes de atrasos nos serviços, excetuando-se os ocasionados por força maiores ou caso fortuito.

 

Cláusula 7ª. A CONTRATADA se obriga a fornecer à CONTRATANTE todos os dados relativos ao andamento dos serviços ora contratados, responsabilizando-se pelos documentos que estiverem sob sua guarda, respondendo pelo seu mau uso, perda, extravio ou inutilização, salvo comprovado caso fortuito ou força maior.

 

Cláusula 8ª. A CONTRATADA não responde por informações, declarações ou documentação inidôneas que lhe forem apresentadas pela CONTRATANTE.

 

Cláusula 9ª. É dever da CONTRATADA oferecer à CONTRATANTE a cópia do presente instrumento, contendo todas as especificidades da prestação de serviço contratada.

 

Cláusula 10ª. A CONTRATADA deverá fornecer Nota Fiscal de Serviços, referente ao(s) pagamento(s) efetuado(s) pela CONTRATANTE.

 

DO PREÇO E DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Cláusula 11ª. O presente serviço será remunerado pela quantia de R$ (…..) (Valor expresso), referente aos serviços efetivamente prestados, devendo ser pago em dinheiro ou cheque.

 

Cláusula 12ª. Os serviços extraordinários executados pela CONTRATADA serão cobrados em separado, segundo valor específico constante de orçamento previamente aprovado pela CONTRATANTE, englobando qualquer inovação da legislação relativamente no regime tributário, trabalhista ou previdenciário.

 

Parágrafo único. São considerados serviços extraordinários:

 

  1. a) Alteração contratual;

 

  1. b) Abertura de empresa;

 

  1. c) Certidões negativas do INSS, FGTS, Federais, ICMS e ISS;

 

  1. d) Certidão negativa de falências ou protestos;

 

  1. e) Homologação junto à DRT;

 

  1. f) Autenticação/Registro de Livros;

 

  1. g) Declaração de ajuste do imposto de renda pessoa física;

 

  1. h) Preenchimento de fichas cadastrais/ IBGE.

 

DO INADIMPLEMENTO, DO DESCUMPRIMENTO E DA MULTA.

Cláusula 13ª. Em caso de inadimplemento por parte do CONTRATANTE quanto ao pagamento do serviço prestado, deverá incidir sobre o valor do presente instrumento, multa pecuniária de 2%, juros de mora de 1% ao mês e correção monetária.

 

Parágrafo único. Em caso de cobrança judicial, devem ser acrescidas custas processuais e 20% de honorários advocatícios.

 

Cláusula 14ª. No caso de não haver o cumprimento de qualquer uma das cláusulas do presente instrumento, a parte que não cumpriu deverá pagar uma multa de 10% do valor do contrato para a outra parte.

 

DA RESCISÃO IMOTIVADA

Cláusula 15ª. Poderá o presente instrumento ser rescindido por qualquer uma das partes, em qualquer momento, sem que haja qualquer tipo de motivo relevante, não obstante a outra parte deverá ser avisada previamente por escrito, no prazo de (…..) dias4.

 

Cláusula 16ª. Caso a CONTRATANTE já tenha realizado o pagamento pelo serviço, e mesmo assim, requisite a rescisão imotivada do presente contrato, terá o valor da quantia paga devolvido, deduzindo-se 2% de taxas administrativas.

 

Cláusula 17ª. Caso seja a CONTRATADA quem requeira a rescisão imotivada, deverá devolver a quantia que se refere aos serviços por ele não prestados a CONTRATANTE, acrescentado de 2% de taxas administrativas.

 

DO PRAZO

Cláusula 18ª. A CONTRATADA assume o compromisso de realizar o serviço dentro do prazo de (….)5, de acordo com a forma estabelecida no presente contrato.

 

DAS CONDIÇÕES GERAIS

Cláusula 19ª. Fica compactuada entre as partes a total inexistência de vínculo trabalhista entre as contratantes, excluindo as obrigações previdenciárias e os encargos sociais, não havendo entre CONTRATADA e CONTRATANTE qualquer tipo de relação de subordinação.

 

Cláusula 20ª. Salvo com a expressa autorização da CONTRATANTE, não pode a CONTRATADA transferir ou subcontratar os serviços previstos neste instrumento, sob o risco de ocorrer a rescisão imediata.

 

Cláusula 21ª. Este contrato deverá ser registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

 

DO FORO

Cláusula 23ª. Para dirimir quaisquer controvérsias oriundas do presente contrato, as partes elegem o foro da comarca de (……………..);

 

Por estarem assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

 

(Local, data e ano).

 

(Nome e assinatura do Contratante)

 

(Nome e assinatura do Contratado)

 

(Nome, RG e assinatura da Testemunha 1)

 

(Nome, RG e assinatura da Testemunha 2)

*Copie o modelo de autorização de seu navegador até um documento de texto, preencha e basta imprimir!

Contabilidade

A contabilidade teve início no Brasil desde o ano de 1500, no descobrimento. No entanto, a primeira regulamentação da profissão contábil no Brasil surgiu muito tempo depois, em 1770. Os objetivos da contabilidade não são específicos, inclusive, existem autores que não apresentam em suas obras nenhum escopo pragmático, concentrando-se na contabilidade como uma ciência.

A função dos profissionais dessa área, ou seus objetivos como profissionais, envolve sua responsabilidade pelo departamento fiscal, informações sobre ativos, passivos, receitas, custos, despesas, rentabilidade e lucratividade de um negócio, além da produtividade da mão de obra que, unidos, permitem um bom planejamento tributário.

Modelo de contrato de prestação de serviços contábeis

Foto: Reprodução

A contabilidade, quando feita de forma correta e adequada ao seu negócio, traz vantagens como um maior controle financeiro e econômico de sua empresa, a facilidade no acesso às linhas de crédito com bancos e provedores, além de provar aos sócios como realmente está a empresa com a demonstração do resultado do exercício, demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados em determinado período, demonstração das origens e aplicações dos recursos, assim como executar o balanço patrimonial.

Além disso, a contabilidade pode ajuda a fornecer informações necessárias e auxiliar na tomada de decisões. Com isso, também é possível analisar a saúde da empresa e ter condições de analisar a fundo o que deve ser feito para melhorar o desenvolvimento empresarial.

Por ser um instrumento capaz de avaliar a saúde da empresa, faz-se necessária a atuação de um profissional contábil dentro do ambiente empresarial. Assim como todas as outras atividades de prestação de serviço, no entanto, é importante fazer um contrato de prestação de serviços para assegurar não apenas a segurança da empresa contratante, mas também do prestador de serviços.


Escrito por: Natália Petrin

Categorias: Contratos