Publicado por Camila Albuquerque

O curriculum é o carro da frente, que irá puxar todos os outros até que você seja contratado. Algumas vezes sequer temos a oportunidade de conversar com o chefe antes do mesmo avaliar nosso curriculum, portanto, é mais do que importante que ele esteja apresentável, não feito às pressas, de qualquer jeito. Será o curriculum que irá abrir as portas das oportunidades de emprego para você. É preciso saber apresentar bem o seu perfil para a empresa, portanto, fique atento nas dicas!

Modelo pronto

Paloma Campos Trindade de Oliveira

Rua Antônio Dias, 19 / apto 101 – Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 5412-2921 / (21) 7981-1212
E-mail: pcamposo2@yahoo.com.br
Idade: 29 anos
Estado Civil: Casada

Objetivos

Profissional extremamente competente e comunicativa, busca por vaga como Assistente de Departamento Financeiro ou cargo semelhante.

Formação

  • Ensino Superior – Bacharelado em Administração de Empresas – Em Andamento –  Faculdade de Administração Leonor Godoy – Previsão de Conclusão: Julho/2010
  • Ensino Médio – Escola Estadual Almeida Prado – Concluído em 2004

Experiência

  • Cargo: Assistente Financeiro – Fevereiro de 2004 a Agosto de 2007  – Grupo Pão de Açúcar  – Principais responsabilidades: Movimento de caixa, acompanhamento de extratos bancários, auxílio ao fechamento do fluxo de caixa, auxílio a consolidação do balanço mensal e composição do DRE.
  • Cargo: Assistente Financeiro – Fevereiro de 2003 a Novembro de 2003 – Escola Monteiro Lobato – Principais responsabilidades: Movimento de caixa, acompanhamento de extratos bancários, cobrança de inadimplentes.
  • Cargo: Vendedora – Julho de 2001 a Janeiro de 2003  – Toulon Ltda – Filial Barra Shopping  – Principais responsabilidades: Profissional de vendas

Qualificações

  • Curso Contabilidade para Não Contadores – SENAC/RJ – Carga horária: 30 horas
  • Curso Matemática Financeira com a HP12C – SENAC/RJ – Carga horária: 30 horas
  • Curso Administração Financeira para Pequenas e Médias Empresas – SENAC/RJ Carga horária: 72 horas
  • Curso a Distância – Administração Financeira – SEBRAE – Carga horária: 32 horas

*Copie o modelo de seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

O que devo incluir no meu curriculum vitae?

Modelo de curriculum Vitae

Foto: Reprodução

Primeiramente, seu nome completo deve constar no curriculum vitae. Depois, seu endereço também completo, nacionalidade, e-mail real para contato, seus telefones (fixo, celular, todos os possíveis), o nome do seu pai e o da sua mãe é opcional, seu estado civil, sua idade, seu sexo, seus dependentes (se tiver algum), atividades pessoais, interesses profissionais, sua formação completa, se possui experiência profissional, suas qualificações, suas atividades profissionais (caso tenha alguma), sua pretensão salarial (nesse caso, prefira o “a combinar” como resposta, se não tiver muita informação sobre o quanto a empresa costuma pagar) e informações adicionais. Esse é o básico, existem pessoas que colocam muito mais e até adicionam fotos, mas isso vai do gosto pessoal de cada um, pois pode até prejudicar o seu curriculum.

O que eu NÃO devo incluir no meu curriculum?

  1. Mentiras não devem nunca estar no seu curriculum vitae, pois podem ser desmascaradas e você perderá não só a vaga, mas também a credibilidade com o empregador.
  2. Exaltar todos os seus projetos, relatando-os em detalhes e descrevendo experiências que nada importam para quem lê o curriculum também é um grande erro – evite colocar experiências de décadas atrás ou prêmios que em nada somam ao seu prestígio como profissional, fica cansativo.
  3. Ocultar fatos como demissões ou curto tempo em uma empresa é vergonhoso, seja sincero.
  4. Mostre resultados práticos e não fique citando adjetivos vazios do seu perfil, que são comuns na maioria das pessoas que também querem aquele emprego.
  5. Não escreva uma verdadeira “Bíblia” em seu currículo, para que ele não passe de duas páginas e que não fique cheio de informações desnecessárias que desmotivarão a leitura.

Quanto à escrita…

Evite erros de português. Aliás, o currículo não deve ter nenhum, portanto, revise e reescreva quantas vezes for necessário e peça que conhecidos façam o mesmo. Não abrevie e evite muitas siglas ou símbolos. Diga o que quer sem rodeios, seja simples e nada de ressuscitar palavras que estão fora de uso há décadas! Escreva naturalmente, com suas próprias palavras. Evite o uso de advérbios vagos, seja sucinto e claro em sua mensagem, sem deixar dúvidas transparecerem. Dito isso, saiba que o tempo do leitor é limitado, portanto, saiba onde quer chegar e fale diretamente, com as dicas acima, tornando a leitura fácil e agradável.

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