Declaração de residência

Declarar residência é muito importante, pois é uma maneira de provar que você tem uma residência fixa. Para isso é feita a declaração de residência, um documento formal muito usado para diversas finalidades. Um dos fins mais relevantes é a petição de empréstimos ao banco, já que com a declaração de residência a credibilidade do indivíduo aumenta.

Modelo de declaração de residência

Foto: Reprodução

Como fazer uma declaração de residência?

O conteúdo da declaração de residência é breve e direto. Nele é de grande importância adicionar o nome do proprietário, nacionalidade, profissão, RG, CPF, estado civil e o endereço do imóvel. Todo o documento deverá ser escrito de acordo com a norma culta da língua portuguesa, devidamente revisado ao final para se certificar de que não há erros de coesão ou gramaticais. Informações triviais são imprescindíveis, contudo evite incluir dados em excesso que não serão relevantes. Ao final da declaração, assine a punho e leve ao cartório mais próximo para que o documento seja autenticado.

É preferível fazer sozinho ou contratar alguém?

Muitas pessoas preferem procurar alguém qualificado para fazer seus documentos. Em alguns casos isso se aplica perfeitamente bem, contudo no caso da declaração de residência não há muita necessidade. É possível sanar as dúvidas quanto a elaboração do documento apenas vendo um modelo pronto, afinal requer somente que seja preenchido com os dados pessoais. Se preferir, pode pedir a alguém para revisar o documento depois de pronto.

Modelo pronto da declaração de residência

Fazer esse documento é muito fácil, contudo várias pessoas se enrolam na hora. Pensando em sanar as dúvidas e facilitar o processo, trazemos um modelo bastante simples que só pede para ser preenchido com seus dados e os do imóvel.

Declaração de Residência

Eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito  no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), declaro para os devidos fins que tenho domicílio à Rua (nome), nº (número) – Bairro (nome do bairro), no município de (nome da cidade e estado).
Por ser a expressão da verdade, firmo a presente declaração para efeitos legais.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

_________________________

(assinatura)

Dica: Salve uma cópia deste documento em seu computador para ser usado sempre que requisitado!

Lembre-se

Quanto mais completo o documento estiver, maior será a credibilidade passada aos olhos de quem o avaliará.

Escrito por: Nayla Georgia

Categorias: Diversos