Modelo de declaração de trabalho

Para atender as solicitações de escolas, cursos ou até mesmo lojas de comércio, muita gente já deve ter se deparado com a tarefa de fazer uma declaração de trabalho. Mas, do que se trata essa declaração? Como fazer? E, para quê ela serve? Essas e outras respostas serão respondidas a partir de agora.

Fazer uma declaração de trabalho não requer muitas elaborações. Ela só precisa atestar que determinado funcionário integra o quadro de uma empresa, prestando serviço de forma regular. Sua redação deve seguir as normas cultas da língua e as informações devem ser passadas de forma objetiva.

O documento pode servir para comprovar faltas e atrasos no ano letivo, caso a pessoa esteja matriculada em uma escola ou curso; comprovar ou justificar a renda de pessoas que trabalham como autônomo e também comprovar o trabalho voluntário de outras pessoas.

Modelo de declaração de trabalho

Foto: depositphotos

Orientações para fazer uma declaração de trabalho

Pelo que já foi dito até agora, já deu para perceber que não precisa muita preocupação para elaborar uma declaração de trabalho. Você vai precisar informar os dados pessoais como nome completo, RG, CPF, data de nascimento, local de trabalho e horário em que presta serviços para a empresa.

Caso a declaração seja solicitada a empresa, ela ainda deve seguir alguns critérios organizacionais. O papel usado para a declaração tem de ser timbrado com os dados da empresa para qual o funcionário trabalha e vir assinado pelo departamento responsável e com o carimbo da empresa.

Como fazer?

Para que nenhum detalhe seja esquecido, você pode se orientar pelo exemplo abaixo. Ele segue o modelo da forma mais comum de uma declaração de trabalho.

Declaração de Trabalho

Declaramos para os devidos fins que o(a) Sr(a). (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), no RG nº (informar) e portador(a) da CTPS nº (informar), é funcionário(a) desta empresa desde (data em que ocorreu a contratação) atualmente no cargo de (cargo ocupado no momento).

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(assinatura)
(nome do responsável)
(cargo do responsável)
(nome da empresa)
CNPJ nº (informar)


Escrito por: Robson Merieverton

Categorias: Cartas