Modelo de encaminhamento de pauta

Quem assiste, lê ou escuta as matérias e reportagens veiculadas nos meios de comunicação, nem imagina que por trás desses trabalhos existem outros procedimentos. Antes de ir ao ar ou ser publicado em algum jornal, revista ou site, os jornalistas seguem uma espécie de script, produzido por um produtor e que irá guiar o repórter por qual caminho ele deve seguir, a esse sistema deu-se o nome de pauta.

Essa infra-estrutura sistematiza todo as ações do repórter, que antes de sair para a rua e produzir o seu trabalho recebe algumas pautas para cumprir com o objetivo definido pelo produtor e o chefe de reportagem da empresa.

Esse tipo de trabalho, é uma estratégia do meio de comunicação para orientar o jornalista e fazer com que o profissional realize o que foi pedido no menor tempo possível.

Modelo de encaminhamento de pauta

Foto: depositphotos

Modelo de pauta

Data: 22/9/2015
Redator: André Luiz
Editoria: Saúde
Tema: Vegetariano ou carnívoro. O que ser?

Histórico/Sinopse: A preocupação com a saúde cresce cada vez mais. Os dias se passam e diminui o tempo para nos cuidarmos e aumenta o tempo para trabalharmos. O nosso corpo e a nossa mente sofrem com a má alimentação na correria do dia-a-dia. Qual alimentação realmente faz bem para o fortalecimento e o crescimento do homem? O nosso organismo precisa mais de carnes ou de vegetais? Com base nestas perguntas, buscaremos tratar da oposição entre alimentação vegetariana e carnívora. Acreditamos que essa questão é de grande importância para todos, mas focaremos no perfil do estudante/trabalhador de hoje, aquele que trabalha, estuda e que está envolvido com os problemas cotidianos.

Enfoque/Encaminhamento: Iremos fazer a cobertura do debate entre carnívoros x vegetarianos, discutindo e esclarecendo as dúvidas sobre o tema que trata das contraposições dos mesmos; levantando questões sobre a alimentação e seus possíveis benefícios e malefícios à saúde. O que ser vegetariano pode influenciar na vida das pessoas e também o que ser carnívoro beneficia a vida ou prejudica. Será que somos verdadeiramente carnívoros ou vegetarianos?

Questões a serem levantadas:

– Somos onívoros, carnívoros ou vegetarianos?
– A falta da carne pode causar riscos à saúde?
– Não comer carne pode causar a morte?
– Apenas o consumo de legumes, frutas e verduras suprem o nosso corpo?
– Existem grupos dentro dos vegetarianos? Quais são e como são?
– O que é reeducação alimentar?
– Ser vegetariano ou carnívoro é uma questão cultural?
– A falta da gordura que a carne fornece também é prejudicial à saúde?
– O ser humano está mais apto a consumir comida vegetariana ou alimentar-se com a carne de animais?

Fontes:

MARIANGELA ANDRADE

Formação Acadêmica: Graduação em Nutrição na UERJ, com pós-graduação em administração de serviços de alimentação pelas Faculdades Integradas Augusto Motta – FINAN; Curso de especialização no Ministério da Saúde (Fundação Oswaldo Cruz); Curso no CEPESC-CBA; Curso na ABRANDH.

JOÃO HENRIQUE

Fundador, dono e moderador da comunidade Clube dos Churrascos – RJ, no Orkut (Contato: 7843-9225 / 8827-2807)

BIANCA KÖLLING TURANO

Coordenadora do GRUPO-RIO da Sociedade Vegetariana Brasileira, SVB-RIO; Coordenadora do Departamento Nacional de Ativismo da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).

RÓBER BACHINSKI

Ativista com mestrado em biologia.

O que deve conter na pauta?

Uma boa pauta deve conter um cabeçalho, essa é a parte inicial da pauta, onde tem que trazer a data que deve ser produzido aquele material; o nome do redator, isto é, da pessoa que vai seguir o roteiro; a editoria para qual aquela matéria ou reportagem será produzida; e o tema, que é um resumo do que vai ser abordado, lembrando sempre que esse não seria o título da matéria, pois cabe ao redator escolher.

Outro ponto levantado em uma pauta é o histórico ou sinopse, nele o editor irá defender o porquê que aquele determinado assunto é importante. O profissional tem que deixar claro o motivo pelo qual o assunto foi escolhido para torna-se um conteúdo noticioso e que irá complementar as matérias do jornal. Caso o tema da pauta seja sobre a continuação de algum caso, nessa área o editor deve explicar, em um breve parágrafo, ao jornalista o que já ocorreu e deixá-lo pode dentro do assunto.

O enfoque/encaminhamento serve para que o editor explique ao jornalista por qual linha de pensamento ele deve seguir. Neste mesmo ponto, quem produziu a pauta deve apresentar como o repórter deve encaminhar a entrevista. Já no questões a serem levantadas, o editor sugere perguntas ao jornalista para que elas possam servir de caminho para o entrevistador. E fica ao cargo deste fazer essas mesmas perguntas ou criar outras a partir destas.

A pauta fecha com o quesito fontes. Ao passo em que o editor prepara o roteiro para encaminhar ao jornalista, ele define quem o repórter vai entrevistar e adiciona essas informações nesse ponto da pauta. Acompanhando do nome dos entrevistados, vai a profissão e formação deles, número de contato, o local e a hora que vai ser feita a entrevista.


Escrito por: Katharyne Bezerra

Categorias: Cartas