Publicado por Nicoli Tomazella

Encaminhamento de título a cartório é quando uma pessoa encaminha ao cartório um título com a finalidade de provar publicamente que tem um atraso de pagamento com algum devedor e também resguardar o seu direito de crédito. Ele é encaminhado ao cartório para que possa ser examinado e ser feita a verificação dos aspectos formais do título que são exigidos.

 Modelo de encaminhamento de título a cartório

Foto: Reprodução

Modelo de encaminhamento de título a cartório

Solicitamos que seja protestada, por falta de pagamento, a duplicata anexa (n°, no valor de………, vencida em ……….), assinada pelo Sr. ……….., proprietário da XXXXXXXXXX Ltda., situada nesta capital, na Rua XXXXXXXXXX , 21, Cep XXXXXXXX , CGC XX.XXX .XXX /XXXXXX.

O montante da dívida mais as despesas de cartório devem ser depositados no banco ………., agencia ………., onde a empresa mantém conta corrente nº …………

Atenciosamente,

Assinatura

*Copie o modelo de seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

O prazo para enviar o título ao cartório

Em relação ao prazo que leva para se enviar um título ao cartório, é o prazo que a empresa poderá ficar com o título em aberto, sem nenhuma modificação.  Porém o quanto mais rápido for realizado, mais rápido será o resultado esperado.

O título

O título deverá ser preenchido sem rasuras. Junto com o original, deve ser entregue o formulário de encaminhamento de título para protesto, esse deve estar devidamente preenchido, sem rasuras e assinado pelo credor.

As características de cada título

Cada título deverá ter:

  • Um cheque, onde deverá ser verificado o valor numérico, para que corresponda ao valor por extenso; verificar se consta o local a data de emissão e a assinatura do emitente; se a conta for conjunta deverá indicar nome e CPF de quem emitiu.
  • Uma nota promissória, segue o mesmo processo de verificação que o do cheque; se a nota promissória não conter data de vencimento será considerada a vista; nela deve conter o nome do credor, nome, CPF e endereço do emitente, local e data de emissão, assinatura do emitente, e a praça pagamento.
  • Uma duplicata, nela deverá conter o nome completo sem abreviaturas; endereço completo com CEP; número do CPF ou CNPJ se for empresa; a praça de pagamento; a data de emissão deverá ser a mesma que a da emissão da nora fiscal; data do vencimento; assinatura do emitente; a declaração da exatidão a pagar; a cláusula à ordem; assinatura do sacado e se não apresentar a assinatura do sacado deverá ser entregue uma cópia da nota fiscal e comprovante de entrega autenticado.

Quando o título é de outro estado

Nesse caso deverá ser mandado o título, uma via do formulário de encaminhamento e não deverá ser mandado o dinheiro.

Devolução de título

Se o título for devolvido pelo cartório, ele deverá ser retirado imediatamente no Cartório de Distribuição sem custo algum.

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