Modelo de fichamento bibliográfico

O fichamento nada mais é que fazer um registro da leitura em pequenas fichas, que eram armazenadas em um fichário antigamente. Elas ajudam o aluno a destacar questões centrais a leitura e a participar das discussões em sala de aula. É uma ferramenta didática que permite que o professor ajude eliminar todas as dúvidas e dificuldades dos alunos. Existem dois tipos de fichamento, o fichamento bibliográfico e o de leitura ou resumos.

Modelo de fichamento bibliográfico

Foto: Reprodução

Segue abaixo um modelo de fichamento bibliográfico, mais usados nos estudos.

Modelo de fichamento bibliográfico

Acadêmico: Henrique de Paula Gonçalves RA: 01054754
Acadêmico: Alisson Barotto RA: 01054738
Turma: 1º A, ADMINISTRAÇÃO

TEMA: Indicadores de Desempenho do Desenvolvimento

CONTEXTUALIZAÇÃO:

Os indicadores de desempenho do desenvolvimento estudam as questões de desenvolvimento econômico e político de uma nação.
Esse assunto é muito requisitado nos dias de hoje, nas grandes mídias são muito utilizados como forma de ver como o país esta progredindo ou regredindo e por isso decidimos escolher esse tema para nosso trabalho.

IDENTIFICAÇÃO DOS TEXTOS:

1. LIVROS:

LACERDA, C. A; BOCHI, J. I; REGO, J. M; BORGES, M. A; MARQUES, R. M: Economia Brasileira. São Paulo: Editora Saraiva, 2010. 302p.

“Durante os anos 1990, o desempenho do produto Interno Bruto (PIB) foi bastante irregular.” (p251)

“Nos primeiros anos da década, período de inflação elevada, o PIB chegou a apresentar crescimento negativo, voltando a aumentar no momento da implantação do Plano Real e após a estabilização da moeda.” (p251)

“O retorno do crescimento, contudo, ocorreu a taxa decrescentes, refletindo as dificuldades enfrentadas para a retomada do investimento em bases mais sustentadas.” (p252)

“[…]somente no ano de 2000 o PIB cresceu mais vigorosamente, mesmo assim abaixo do observado no ano de implantação do mercado.” (p252)

“Industria – No inicio dos anos 1990 foi definida uma Politica Industrial e de Comercio Exterior (Pice), que visava melhorar a capacitação industrial brasileira e realizar a abertura comercial, para estimular a concorrência.” (p253)

Fichamento bibliográfico

É o mais simples, consiste em grifar as palavras e frases mais importantes no texto e anotá-las no papel ou na ficha. É importante tomar cuidado na hora de anotar a frase, pois ela pode ficar confusa, então é necessária bastante atenção. Somente passar o que está escrito no texto para o papel.

Esse tipo de fichamento é feito para incentivar as leituras dos alunos, é dessa forma que os professores observam se o aluno está realmente atento ou não aos estudos.

Fichamento de leitura

É mais elaborado que o bibliográfico. Ele exige uma leitura mais crítica do aluno. Ele é organizado em duas partes.

Parte I

É preciso destacar no texto as citações mais relevantes e importantes do autor;

Parte II

Na segunda parte o aluno fará um resumo das ideias do autor, escrever o que ele compreendeu do texto levando em consideração as citações que ele destacou. Seria como uma reconstrução, onde ele pode expressar parcialmente uma opinião a respeito da ideia, para isso é preciso um estudo mais aprofundado ao tema.

O Professor sempre irá indicar qual o tipo de fichamento desejado por ele. Então é preciso estar atento a isso.