Modelo de fichamento de citações

É muito comum encontrarmos alunos que não sabem ainda como fazer um fichamento, seja qual tipo for. Existem três tipos: o bibliográfico, o de citações, e o de leitura ou de resumo. Neste artigo, vamos tratar do de citações, que será explicado e terá um modelo a se seguir.

Modelo

1. Modelo de Fichamento:

Cabeçalho: Assunto, Referência do livro, periódico ou site, Corpo do texto; Papel branco (Preferencialmente em formato A4); Impressão em face única (anverso da folha); Espaçamento entre linhas: 1,5 cm.; Fonte: Arial ou Times New Roman; Tamanho da fonte: 12; Alinhamento: a Esquerda (Referência do material estudado) e Justificado para o corpo do texto; Paginação: parte superior à direita, numerar a partir da segunda página do fichamento; Margens: Superior e Esquerda: 3 cm.; Inferior e direita: 2 cm.

Não colocar, no inicio do texto a palavra “Fichamento”; Ao final do texto, não utilizar “Palavras-chave”; A Referência Bibliográfica é um elemento obrigatório em Fichamentos.

ASSUNTO: Deve ser escrito o assunto principal do fichamento. Por exemplo, se o texto fala sobre alguma peculiaridade da Introdução ao Direito, logo, deve ser escrito no cabeçalho do fichamento o assunto “Introdução ao Direito”.

REFERÊNCIA DO MATERIAL CONSULTADO1:

SOBRENOME, Prenome do(s) autor(es) do capítulo. Título e subtítulo (se houver do capítulo). In.: SOBRENOME, Prenome do(s) autor(es) do livro. Título: subtítulo (se houver) do livro. Local de Publicação: Editora, ano.

Texto oriundo da leitura feita do material (livro, periódico, site, etc.). Respeitar as normas da língua portuguesa. Redigir o texto sempre de maneira impessoal, ou seja, utilizando o verbo na terceira pessoa do singular, voz ativa, sempre começando o parágrafo com o recuo (1,5 cm ou o espaço de 1 ou 2 tabs – no computador). É permitido utilizar mais de um parágrafo no desenvolvimento do texto.

1 EXEMPLO DE REFERÊNCIA PRONTA:

ARAÚJO, Francisco de Assis Noberto Galdino de. Regras gerais de apresentação. In.: FREITAS NETA, Antonia de.; ARAÚJO, Francisco de Assis Noberto Galdino de. Manual de estruturação de um trabalho acadêmico: de acordo com a norma da ABNT NBR-14724/2006. Natal: UFRN, 2010. p. 15-16.

2. Fichamento Bibliográfico:

É a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra inteira ou parte dela.

da injustiça. In.: Breve história do feminismo no Brasil. São

TELES, Maria Amélia de Almeida. Educação da mulher: a perpetuação Paulo: Brasiliense, 1993. p. 130-132.

A obra insere-se no campo da história e da antropologia social.

A autora utiliza-se de fontes secundárias colhidas por meio de livros, revistas e depoimentos. A abordagem é descritiva e analítica. Aborda os aspectos históricos da condição feminina no Brasil a partir do ano de 1500. A autora descreve em linhas gerais todo o processo de lutas e conquistas da mulher.

3. Fichamento de Conteúdo

É uma síntese das principais idéias contidas na obra. O aluno elabora com suas próprias palavras a interpretação do que foi dito.

da injustiça. In.: Breve história do feminismo no Brasil. São

TELES, Maria Amélia de Almeida. Educação da mulher: a perpetuação Paulo: Brasiliense, 1993. p. 130-132.

O trabalho da autora baseia-se em análise de textos e na própria vivência nos movimentos feministas, como relato de uma prática. A autora divide seu texto em fases históricas compreendidas entre Brasil Colônia (1500 – 1822), até os anos de 1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher. A autora trabalha ainda assuntos como mulheres da periferia de São Paulo, a luta por creches, violência, participação em greves, saúde e sexualidade.

4. Fichamento de Citações

Transcrição textual: reprodução fiel das frases que se pretende usar na redação do trabalho;

Usar aspas duplas (“ ”) para abrir e fechar as citações;

Ao final da citação, informar a página em que a citação está inserida na obra original.

da injustiça. In.: Breve história do feminismo no Brasil. São

TELES, Maria Amélia de Almeida. Educação da mulher: a perpetuação Paulo: Brasiliense, 1993. p. 130-132.

“Uma das primeiras feministas do Brasil, Nísia Floresta Augusta, defendeu a abolição da escravatura, ao lado de propostas como educação e a emancipação da mulher e a instauração da República” (p.30);

“Na justiça brasileira, é comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a defesa de honra” (p. 132) “a mulher buscou com todas forças sua conquista no mundo totalmente masculino” (p.43);

O que são fichamentos?

O fichamento nada mais é do que o registro dos estudos em torno de um livro e/ou texto. Esse tipo de trabalho é um facilitador para o estudante, pois ajuda a executar trabalhos acadêmicos, assim como assimilar o conteúdo estudado.

Esse tipo de material, de acordo com alguns autores, deve ser feito com uma estrutura determinada que consiste em cabeçalho que deve indicar o assunto e a referência da obra (autoria, título, local de publicação, editora e ano de publicação). Existem basicamente três tipos de fichamento: o bibliográfico, o de resumo e o de citações.

Modelo de fichamento de citações

Foto: Reprodução

Fichamento de citação

O fichamento de citações, de acordo com a ABNT (2002) deve ser feito com transcrições textuais denominadas citações diretas. Isso significa que consiste na reprodução fiel de cada uma das frases que se pretende usar como citação em um determinado trabalho.

Fichamento de resumo

O fichamento de resumo, por sua vez, consiste na síntese das principais ideias contidas na obra. Estas ideias devem ser interpretadas pelo aluno e reescritas com suas próprias palavras.

Este é um fichamento mais elaborado do que os anteriores, pois exige uma leitura mais atenta e crítica. Neste caso, você precisa destacar alguns trechos do texto e fazer considerações pessoais.

Fichamento bibliográfico

Por fim, o fichamento bibliográfico nada mais é do que a descrição com os comentários referentes aos tópicos abordados em uma obra inteira ou em parte dela.

Neste caso é importante tomar cuidado para que as frases retiradas do texto original não percam o sentido quando coladas no texto.


Escrito por: Natália Petrin

Categorias: Diversos