Ofício para pedido de patrocínio

Modelo pronto

À (empresa ou órgão)
(departamento, se conhecido)

Ref.
Apoio / Patrocínio

Desejamos pelo presente expor e solicitar a Vossa Senhoria apoio para o (nome do evento) a ser realizado no dia (dia) de (mês) de (ano), no (informar o local de realização).

O evento vai proporcionar (descrever todos os benefícios e a visibilidade alcançada pelo evento a ser patrocinado, seja na TV, rádio, jornais ou pela quantidade de participantes).

Anexo a este ofício, segue projeto do evento, programação e cotas de patrocínio, que podem ser alteradas conforme acordo entre as partes.

Certos de que poderemos contar com seu importante apoio, nos colocamos à disposição no aguardo da resposta.

Atenciosamente,

(assinatura)
(nome completo)
(instituição, se for o caso)
(endereço e telefones de contato)

*Copie do seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

Saiba mais

Modelo de ofício para pedido de patrocínio

Imagem: Reprodução

Conseguir patrocínio é muito importante para festas, jogos, gincanas e outros eventos organizados por pessoas que necessitam de capital extra para concluir o orçamento. Entrementes, além de ser importante é também muito difícil de conseguir um bom patrocínio, pois as empresas, em geral, não saem dando capital por aí sem um bom motivo. Para que seu projeto se destaque frente a uma empresa é ideal fazer um ofício que mostre as vantagens para ambas as partes. Escrever essa carta pode ser a chave para conseguir conquistar as agências, por isso é importante prestar muita atenção à norma culta da língua portuguesa e nas informações contidas. Confira mais algumas dicas a seguir.

Dicas para não errar no ofício de pedido de patrocínio

  • Mostre seriedade e organização no que está fazendo, caso contrário, a proposta logo passará despercebida;
  • Fique atento nas palavras usadas no documento. Sabendo usá-las ao seu favor, poderá acarretar em benefícios para a proposta de patrocínio pedida;
  • Para um ofício bem visto e que traga bons resultados é importante saber fazê-lo. Se não tiver muito conhecimento, se baseie em um modelo, escreva tudo o que for importante e leve a um professor ou alguém que tenha capacidade de corrigir e otimizar o texto;
  • Não economize nas informações, mas também não encha linguiça. É importante mostrar a quem vai receber o ofício sobre o que sua proposta trata e o que ele ganhará patrocinando-a. Fale tudo o que for relevante sobre o evento, por exemplo: quando vai ser, o local, horário, valor da entrada, quais as atrações que participarão, etc.;
  • Na hora de escolher as empresas das quais pedirá o patrocínio, prefira as que tenham algo a ver com o seu público alvo. Não vale pedir patrocínio a uma loja de brinquedos se o seu evento é um desfile de moda. Usando esse exemplo, dirija o ofício a lojas de roupas, lavanderias e, talvez, sapatarias.

O que a empresa ganha?

Mostrar os benefícios que a empresa irá ganhar é importantíssimo para que a proposta de patrocínio tenha validez. Não há benefício nenhum em dar dinheiro com algo que não trará retorno, por isso é preciso escolher empresas que tenham ligação com o seu evento. Geralmente a forma de destacar o patrocínio é mostrando em cartazes e banners o logotipo dos patrocinadores em locais estratégicos. Não economize nessa área, pois ela poderá chamar atenção de outras empresas e ainda render novos patrocinadores nos próximos eventos organizados. Ambas as marcas, da festa e da empresa, precisam ser fortalecidas.

Escrito por: Nayla Georgia

Categorias: Cartas