Press release

Um Press Release, ou também conhecido como comunicado de imprensa, é um texto informativo contendo informações sobre um evento, um lançamento, promoções, notícias sobre produtos e serviços ou resultados de pesquisas enviados aos meios de comunicação. Diferente da propaganda paga, é através do press release que marcas ou empresas divulgam as novidades ao público.

Modelo de press release

Acme leva os contratos de serviço estendido
ao mercado de computadores pessoais

A empresa fornecerá ampliação de garantias de um ou dois anos para hardware de computador; cria-se um novo centro de lucros para revendedores e distribuidores

ANYTOWN, N.Y.; 22 de junho de 1996 – A Acme Corporation apresentou o primeiro programa de contrato de serviço terceirizado cobrindo o conserto ou a substituição de hardware de computadores pessoais para além das garantias originais dos fabricantes.

A Acme, que administra contratos de serviços dos mercados consumidores de aparelhos eletroeletrônicos e automóveis, leva, agora, a sua experiência nessa área para o segmento de PCs. Três programas independentes fornecem a usuários de computador cobertura ampliada para praticamente tudo, de assistência técnica básica a proteção contra furto para todos os tipos de hardware de computador, inclusive CPUs, monitores, teclados, impressoras a laser e outros equipamentos periféricos.

As garantias estendidas estarão disponíveis exclusivamente através dos distribuidores e revendedores de PCs. A Amalgamated e a divisão de computadores da Zippy Distributing Co., dois distribuidores de produtos para PC líderes de mercado, já concordaram em disponibilizar os contratos de serviço da Acme.

“Nenhuma outra administradora de contratos de serviço jamais teve este tipo de compromisso de trabalhar com o segmento de PCs, que vemos como uma extensão natural de nossos negócios”, diz Ignatz Fusilli, presidente e diretor-executivo da Acme. “Os usuários de computador querem se proteger das altas despesas com conserto e manutenção e os revendedores e distribuidores estão buscando novas oportunidades de receita nesse setor tão competitivo e suscetível a custos. Os contratos de serviço da Acme atendem às necessidades de ambas as partes”.

Cada programa de contratos de serviços da Acme fornece cobertura a peças e mão-de-obra para extensőes de um ou dois anos da garantia original do fabricante. Outros aspectos distintivos incluem acesso gratuito a uma rede nacional de centros de assistência técnica autorizada pela fábrica; serviço de diagnóstico gratuito por telefone para ajudar os usuários a identificar com precisão problemas de hardware e software; e cobertura opcional de “taxa de deslocamento” para poupar ao dono do computador a inconveniência de precisar devolver o produto ao revendedor ou fabricante para reparo.

Para maior flexibilidade, o proprietário do computador pode obter cobertura a qualquer hora, da compra inicial do equipamento até 60 dias antes da data de validade da garantia original do fabricante. Além disso, todo o contrato de serviço Acme é garantido por um apólice de seguro emitida por uma seguradora com avaliação “Excelente” da firma de classificação A.J. West.

A Acme Corporation, sediada em Anytown, Nova York, foi fundada em 1982. Por meio de suas subsidiárias, Acme Serviços de Produtos ao Consumidor e Acme Serviços Automotivos, a empresa administra programas de contratos de serviço para computadores pessoais, produtos eletrônicos, aparelhos elétricos, equipamentos de home office, automóveis e veículos recreativos ao consumidor.

Como escrever um press release

Press release

Título

O título deve conter a principal informação a ser divulgada, mas de forma chamativa e objetiva para deixar o leitor curioso a ler o restante do texto.

A fonte deve ser maior que o restante do texto e em negrito.

O tempo verbal é o presente e artigos – um(a), a/o – devem ser evitados.

Subtítulo

O subtítulo deve conter as informações essenciais, como: quem, o que, quando, onde, porquê e como.

A fonte pode ser do tamanho do restante do texto, mas negritada ou em itálico. O espaço é de até duas linhas.

Conteúdo

O conteúdo de um press release deve ser escrito pensando na notícia de um jornal. Cidades e datas servem para situar a informação.

Frases curtas e objetivas facilitam a interpretação.

Os primeiros parágrafos devem conter as principais informações.

O texto precisa conter informações relevantes para a sociedade. Usar pesquisas e dados é uma boa alternativa.

5 itens

Selecione:

  • Qual é a notícia?
  • Por que o assunto é notícia?
  • Informações essenciais da notícia (motivo, cidade, data)
  • Qual é o objetivo da informação?
  • Qual é a fonte utilizada?

Tamanho

O tamanho deve ser o suficiente para informar o leitor. O mínimo é de uma página e o máximo de três. Porém, o tamanho só deve ser estendido em caso de muitas informações necessárias. Um texto prolixo e com repetição de informações torna-se desinteressante ao leitor.

Informações

Se o press release está divulgando eventos ou produtos, a empresa organizadora ou fornecedora deve ser citada.

Um breve parágrafo deve explicar a história e o ramo de atuação.

No final, os contatos da empresa ou da assessoria de imprensa devem ser passados, como sites, e-mails e telefones.

Dados:

  • Nome da empresa/produto/evento;
  • Contato da assessoria de imprensa ou responsável pela comunicação;
  • Endereço comercial;
  • Números de telefones;
  • Endereços de e-mails;
  • Endereços de sites.

Escrito por: Beatriz Helena Cano

Categorias: Diversos