Modelo de procuração

A procuração é um documento legal que transfere a alguém (outorgado) plenos poderes para representar outra pessoa (outorgante) em determinados órgãos e assuntos. Este documento pode ser simples por instrumento particular, com firma reconhecida em cartório, ou por instrumento público, lavrada em cartório. Confira a seguir um modelo de procuração:

Modelo pronto de procuração

Procuração

Por este instrumento particular de procuração, eu, _____________________, brasileiro (a), _____________________ (estado civil), maior, CPF _________________, __________ (profissão), residente e domiciliado na rua ______________, nº ___________, bairro _____________________, CEP __________________, cidade ___________, estado ____, aluno do curso de Letras da Universidade Federal de São Carlos, aprovado no quarto semestre do curso de Licenciatura, nomeio e constituo meu bastante procurador o(a) Sr.(a) _________________________________, brasileiro, ____________ (estado civil), maior, CPF ____________________, ___________ (profissão), residente e domiciliado na rua ___________________, nº ____, bairro ___________, CEP ________________, cidade _______________, estado _______, com o fim especial de efetuar a minha matrícula na referida faculdade, no quinto semestre.

 

 

__________________ (Cidade), ________________________ (Data)

 

__________________________________________________________

Assinatura do outorgante

Saiba mais sobre procuração

Imagine que você precisa se inscrever em um curso de uma universidade, e você não estará presente na cidade justamente naquela data. O que você faz? Você pode redigir uma procuração para que alguém te represente na inscrição.

A procuração é o instrumento legal pelo qual a pessoa física ou jurídica outorga a outra poderes, sejam eles amplos ou para tarefas específicas. Para cada caso haverá um tipo de procuração: ela pode ser simples por instrumento particular, lavrada pelo outorgante ou pessoa autorizada, datilografada ou de próprio punho, na qual a firma do outorgante é reconhecida em cartório; ou por instrumento público, em que é lavrada em cartório por um tabelião, em livro próprio, o qual será arquivado.

Modelo de procuração

Foto: Reprodução

Os modelos de procuração podem ser adaptados e utilizados para diversos fins, como, por exemplo: abrir, encerrar e movimentar conta corrente ou poupança; assinar, emitir, descontar e endossar cheques; comprar, vender ou ceder imóveis ou veículos; emitir e assinar notas promissórias; assinar documentos para requerer benefício; adquirir e retirar documentos perante órgãos como o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ou outras entidades governamentais, bem como empresas privadas.

Em todos os modelos de procuração, quem concede o direto é o nomeado, mandante, constituinte ou outorgante; a pessoa recebedora dos direitos será citada como mandatário, procurador ou outorgado.

O primeiro passo ao redigir uma procuração é identificar as partes e qualificá-las; em seguida vem o detalhamento dos poderes e o prazo de validade. É importante ressaltar que, mesmo que conste determinado prazo de validade, a procuração poderá ser revogada a qualquer momento.

Em resumo, uma procuração tem a seguinte estrutura:

  • Título: Procuração;
  • Qualificação: nome, nacionalidade, estado civil, profissão, CPF e residência do outorgante (constituinte ou mandante) e também do outorgado (procurador ou mandatário);
  • Finalidade e poderes: parte em que o outorgante declara a finalidade da procuração, autorizando o outorgado a praticar os atos para os quais é nomeado;
  • Data e assinatura do outorgante.

Alguns tipos de procuração exigem ainda a assinatura de testemunhas, se houver. Estas assinaturas costumam ficar abaixo da assinatura do outorgante, à esquerda.


Escrito por: admin_modelosf

Categorias: Diversos