Modelo de requerimento de cancelamento de filial

Filiais são lojas que são subordinadas a uma empresa matriz. Ela pode ser feita de duas formas distintas, que serão explicadas no texto abaixo. Mas se você já tem uma filial e está procurando uma forma de fazer o cancelamento, confira o modelo que separamos para ser usado nesse tipo de situação.

Modelo

ALTERAÇÃO CONTRATUAL – Cancelamento de Filial

( Nome da empresa )

……, brasileiro, casado, administrador de empresas CRA – nº ……, RG nº …….. CPF(MF) nº ……., residente e domiciliado à Rua …… nº ………… na cidade de ……. – ……….;……, brasileira, casada, fonoaudióloga, CRF ….., RG nº …… e CPF(MF) nº …….., residente e domiciliada à Rua …….. nº ……….. na cidade de ….. – …..; únicos sócios componentes da sociedade denominada ………..; resolvem alterar o contrato social da sociedade, que se acha registrada na ……… sob nº ……… em sessão de …… (Data), conforme as seguintes cláusulas e condições:

Adicione aqui suas cláusulas.

  1. Sociedadecancela nesta data a filial registrada sob nº de nire ……….. estabelecida à Av. …….. nº …. Bairro …… cidade ……… CEP …………. Permanecem em vigor todas as demais Cláusulas e condições do contrato social original que ficam fazendo parte integrante da presente alteração. Assim por estarem justos e contratados, assinam o presente em 3 (três) vias de igual teor na presença de 2 ( duas ) testemunhas de ambas as partes conhecidas e posteriormente para validade será registrado e arquivado na …………….. E, por estarem firmados [Local], [dia] de [mês] de [ano]. ____________________ SÓCIO ____________________ SÓCIO ____________________ TESTEMUNHAS(1) CPF: ____________________ TESTEMUNHAS(2) CPF:

Filiais

Quando falamos em filial, sempre associamos a uma empresa que pode ser facilmente encontrada em vários pontos da cidade, por exemplo. Mas você sabe o que o termo significa? Antes, vamos entender o que é uma matriz. Matriz, quando falamos de uma empresa, é o estabelecimento principal onde são dirigidas todas as demais empresas que são suas filiais, sucursais ou agências. Essa, também conhecida como sede, comanda as outras, chamadas de filiais, que são estabelecimentos subordinados à matriz, devendo, por obrigação, obedecer as determinações das diretrizes por parte da matriz. Agências e sucursais não serão abordadas nesse tópico.

Modelo de requerimento de cancelamento de filial

Foto: Reprodução

Contabilização

A contabilização das filiais pode ser feita de duas formas: centralizada ou descentralizada. As empresas possuem livros únicos de escrituração contábil na matriz, no entanto, os lançamentos contábeis podem ser feitos também de forma descentralizada, sendo gerados pelas filiais que estão em outras cidades, estados ou até mesmo países.

Tipos de filiação

Em um primeiro tipo de filiação, está uma empresa independente que, posteriormente é adquirida por outra. Apesar de continuar possuindo a independência de gestão. Apesar disso, no entanto, precisa mandar mensalmente ou anualmente uma remessa de dinheiro equivalente ao lucro adquirido. Da segunda maneira, a loja filial é aberta pela matriz e, dessa forma, possui o mesmo nome e a mesma administração. A filial sempre produz o mesmo tipo de serviço ou produto de sua matriz. Além disso, fica destacado um valor de capital para a filial, mas este nunca deve ultrapassar o valor de capital da matriz. O comando administrativo vem diretamente da central e divulga o nome da matriz também.