Requerimento

Modelo pronto

ILUSTRÍSSIMO SENHOR DIRETOR (OU PRESIDENTE) DA (EMPRESA, OU ÓRGÃO).

(seu nome), (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar) e no RG nº (informar), residente e domiciliado à (informar endereço), nesta cidade, vem respeitosamente à presença de Vossa Senhoria informar que (expor aqui as razões que o levam a formular o pedido).

Dessa forma, requer (colocar aqui o seu requerimento).

Termos em que,

Pede Deferimento.

Localidade, dia, mês e ano.

(seu nome – assine acima)
Requerente

*Copie do seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

Saiba mais!

Modelo de requerimento

Foto: Reprodução

O requerimento é algo que atualmente costuma ser muito utilizado pelas pessoas e de acordo com a sua definição a palavra deriva do verbo “requerer” que tem em seu sentido denotativo o significado de solicitar, pedir, estar em busca de algo e principalmente, que o pedido seja aprovado.

Dessa forma, se trata de um documento o qual através dele é possível fazer uma solicitação para um alguém em especial, órgão público, um colégio, uma faculdade, dentre outros inúmeros destinatários. O requerimento pertence ao que se chama de Redação Técnica, pois como sugere o título, é constituído de algumas técnicas específicas na hora de sua elaboração.

Um dos requerimentos mais comuns dentre os que existem são os direcionados para os políticos eleitos, esses modelos costumam existir em abundância, pois as pessoas sempre pedem melhorias para o lugar onde moram. Um exemplo disso seria uma rua inteira de moradores se juntarem para redigir um requerimento direcionado para o prefeito pedindo que calcem sua rua, mas esta é só uma das inúmeras situações nesse tipo de pedido.

Outro requerimento bastante utilizado é aquele que é feito por alunos de colégios pedindo para empresas os patrocinarem e em troca esses alunos se despunham a fazer propaganda da marca da empresa. Isso normalmente acontece em gincanas internas ou em casos de festas como formaturas em que os alunos precisam arrecadar dinheiro.

Um requerimento deve ser feito com muita cautela e atendendo a uma estrutura definida, pois independentemente de qual será o destinatário, é um pedido o qual deve ser elaborado com clareza e bastante seriedade para que seja avaliado da melhor maneira possível. É importante ressaltar também que o requerimento deve ser feito em duas vias, pois uma provavelmente vai retornar à você, protocolada.

Estrutura de um requerimento

Título da autoridade – a quem o texto será dirigido

 

Texto

Nome do solicitante e ou representante

Identificação do solicitante

Exposição das pretensões solicitadas

 

Fecho

A fórmula convencional

Local e data

Assinatura

Observações consideráveis na hora de elaborar o requerimento

– Expressões como “abaixo-assinado” e “muito respeitosamente” já se tornaram obsoletas, portanto devem ser completamente evitadas;

– O nome do solicitante deve ser acompanhado de informações que possam o identificar, conforme sua natureza;

– Para elaborar o pedido, usar uma das formas a seguir:

Pede a V.Sª, Solicita a V. Sª, Requer a V.Sª

– As fórmulas convencionais de requerimento comportam as seguintes variações:

Pede a aguardar de ferimento – P. e A. D.

Termos em que pede deferimento

Espera deferimento – E. D.

Aguarda deferimento – A. D.

 


Escrito por: Helena Silva

Categorias: Cartas