Memorando

Um memorando é um documento de linguagem objetiva e vinculado no meio comercial, cuja principal função é informar de forma curta e direta os funcionários de uma empresa. Seu uso é exclusivamente interno, ele estabelece a comunicação entre os setores administrativos de uma corporação e é um dos meios mais rápidos de se disseminar informações por ser livre de ações burocráticas, que em outros casos dificultariam o objetivo do mesmo.

Veja abaixo dois modelos deste documento

Modelo 1

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

GABINETE DA REITORIA

CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA – TRINDADE

CEP: 88040-900 – FLORIANÓPOLIS – SC

TELEFONE: (48) 3721-9320 – FAX: (48) 3721-8422

E-MAIL: gr@contato.ufsc.br

Memorando n.º 118/2013/GR

Florianópolis, 30 de maio de 2013.

 

Ao Senhor Chefe do Departamento de Administração

 

Assunto: Resumo do teor do documento

 

1. Introdução.

2. Desenvolvimento.

3. Conclusão.

Atenciosamente,

(NOME)

(Cargo)

Modelo 2

MEMORANDO Nº 23/05

 

DATA: 23/01/2005

Do Departamento de Pessoal

Ao Departamento de Assistência Técnica

Assunto: Rotatividade de Técnicos de Informática

 

Pedimos providências no sentido de tentar manter sua equipe atual de técnicos de informática, sem contínuas demissões, como tem acontecido até a presente data. Estamos com dificuldades de obter funcionários qualificados adequadamente às tarefas desse setor, além do que, os últimos demitidos estão entrando com um processo contra esta empresa na justiça do Trabalho por dispensa sem justa causa.

(a) __________________

Fique por dentro

Modelo de memorando

Imagem: Reprodução

Ao se preparar um memorando é importante que alguns pontos sejam observados:

  • Inclua no documento apenas as informações essenciais. Como já citado acima, o memorando leva um comunicado objetivo e direto, por isso evite arrodeio sobre o assunto, seja curto e esclarecedor.
  • O mesmo deve conter o timbre da instituição onde foi expedido e o número do documento.
  • Se o memorando tratar de mais de um assunto seja bem específico quanto aos tópicos, como “Problema com a falta d’água” ou “Reunião da semana”, para que o leitor saiba exatamente o que quer dizer e não fique confuso com a mistura de informações.
  • É possível adicionar ao documento: gráficos e/ou tabelas para ajudar na compreensão do assunto, contudo é importante que seja feita uma pequena explanação sobre os mesmos.
  • Evite explicar demais. Como documentos de assuntos diretos, os memorandos dispensam longas explicações do porquê você precisa que o problema X seja resolvido.
  • Manter parágrafos curtos é imprescindível para que o documento não fuja de seu formato tradicional. Limite cada parágrafo a no máximo cinco linhas.

Informações básicas de um memorando

  • Local e data em que foi assinado, por extenso.
  • O assunto que será tratado no mesmo, por exemplo: “Assunto: Produtividade do mês de Maio.”.
  • Destinatário: Caso seja a um funcionário específico: “Ao Senhor Chefe do departamento financeiro”. Caso seja para um grupo de funcionários: ”Aos funcionários do setor de cobranças.”.
  • Numeração nos parágrafos, salvo em caso onde os parágrafos estejam separados por títulos.
  • Ao final do memorando é necessário o nome do signatário e o cargo que ocupa.
  • Um memorando não possui um modelo fixo, ele varia de acordo com o tipo de informação e o público para quem o mesmo se destina.


Escrito por: Gabriely Araujo

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