Recibo de pagamento em cheque

Um recibo de pagamento em cheque é um documento que comprova que uma transação financeira foi efetuada com sucesso. O recibo precisa ser feito sempre em duas vias, tendo em vista que uma fica com a pessoa que recebeu o pagamento e a outra deve ficar com quem realizou o pagamento. Evitando assim constrangimentos em caso de esquecimento de alguma das partes.

Confira agora um modelo de recibo de pagamento em cheque

R E C I B O

 

No. _______                                                                Valor: R$ ________

 

Recebi de (Nome da pessoa que paga), o valor de (valor pago por
extenso), referente ao pagamento de (especificar o que está pagando, incluindo, se for
o caso a referência ao pagamento do principal e acessórios, por exemplo, ao
pagamento do aluguel do mês de junho/2008 do imóvel sito nesta cidade, na Rua tal,
n. 321, acrescido de multa contratual de x%, juros e correção monetária), pelo qual
dou plena e geral quitação, condicionada a liquidação do cheque n. (n. do cheque), do
Banco (nome do banco), agência (n. da agência), conta-corrente (n. da conta-corrente).

 

(Cidade, UF), _____de __________de _____

______________ (assinatura)

______________ (nome completo)

*Copie o modelo de seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

O recibo

Modelo de recibo de pagamento em cheque

Foto: Reprodução

Esse tipo de recibo serve para comprovar que alguém – ou alguma empresa – recebeu um cheque com certa quantia de dinheiro referente ao pagamento de algum produto ou serviço realizado. Caso um dos dois lados, o que vai efetuar o pagamento ou o que vai receber, seja uma empresa é preciso colocar informações sobre essa pessoa jurídica, como número do cadastro no CNPJ e local do estabelecimento.

Onde encontrar

O recibo de pagamento em cheque é facilmente encontrado em papelarias e lojas de artigos de escritório. Geralmente os recibos são vendidos em talões, o que facilita a emissão das duas vias. Algumas empresas preferem fazer um recibo próprio, com a intenção de padronizar o documento. Neles geralmente encontramos o timbre da empresa e a especificação da retenção do Imposto de Renda sob o valor bruto. Também é possível fazer o recibo de pagamento em cheque em casa, com ajuda do modelo acima.

Estrutura

É bem simples a estrutura básica do recibo de pagamento em cheque. Logo em cima você precisa colocar RECIBO, para identificar qual o tipo de documento, e o nº do recibo. Coloque o valor do cheque no lado direito, também no alto, para que ele fique em destaque. No corpo do documento inicie com as informações da pessoa que está realizando o pagamento, o valor do pagamento, os dados do cheque (número do cheque, qual agência, qual conta corrente, etc) e qual serviço ou produto está sendo pago. Abaixo disso coloque a data e reserve um espaço para a assinatura do recebedor. O documento pode ou não ter testemunhas, isso fica a sua escolha.

Quanto tempo guardar

O Instituto de Defesa do Consumidor recomenda que os recibos sejam guardados por até 5 anos, o tempo necessário para que as dívidas prescrevam. Após isso elas não podem mais ser cobradas e não é mais necessária a comprovação do pagamento em mãos.