Modelos de carta de amizade

A amizade é um sentimento que precisa ser alimentado, mesmo que à distância. Quando crianças, damos muito valor às nossas amizades, mas com o passar dos anos, cada um vai para um lado e segue um destino diferente, de forma que acabamos por nos afastar daqueles que amamos. As cartas são excelentes para uma oportunidade de reaproximação e também para manter o contato e a amizade. Confira dois modelos de cartas de amizades selecionados por nós.

Com saudade do amigo

Oi amigo,

Faz muito tempo que a gente não se encontra e eu estou com bastante saudade de você. Resolvi então despejar esta tristeza nesta carta  que estou escrevendo, onde quero demonstrar todo o afeto que tenho e o tanto que te considero, além da vontade que tenho de te encontrar.

Sinto saudade de você, de seu ombro para chorar as mágoas e de toda a sua compreensão. Sou uma pessoa cheia de erros e somente a boa vontade dos amigos, que apesar de escrever no plural, a consideração é para poucos. Tenho mesmo a impressão que só você pode me tranquilizar a alma.

Quando estou insegura e carente  só me vem à cabeça o seu ombro amigo, as suas boas palavras e o seu abraço solidário. Hoje estou me sentindo assim, e nem seria necessário conversar muito. Só a sua presença próxima e o seu calor seriam suficientes para me consolar.

Vem-me a impressão de que entre os verdadeiros amigos as palavras acabam se tornando desnecessárias, pois a confiança sempre brota de outras maneiras. Não sei explicar direito, mas sei que se você estivesse por perto eu estaria muito mais feliz agora.

Uma carta de amizade

Minha amiga,

É sempre muito bom ter-te por perto e desfrutar da tua companhia e lealdade, pois é fundamental ter a amizade e o carinho de alguém para que possamos partilhar as nossas alegrias e angústias, e falar dos nossos problemas sem receios ou reservas.

Mas o melhor de conhecer alguém como você, é não sentir-me obrigado(a) a nada, é poder estar contigo a ver televisão sem mesmo dizer uma palavra, sem sentir tédio ou vontade de estar sozinho(a), mas sentir falta da tua companhia nos momentos em que estás longe a tratar da tua vida enquanto eu trato da minha.

Ser amigo(a) é saber aproveitar o que de melhor o outro tem para oferecer-nos, é reconhecer os defeitos, mas sabê-los suportáveis e, por outro lado, ser amigo é oferecer nossas virtudes com toda a generosidade do mundo, e viver sem máscaras ou dissimulações, de uma maneira autêntica, sem tentar esconder ou escamotear os nossos pequenos vícios, manias ou idiossincrasias.

Há muito tempo que penso em escrever-te alguma coisa a falar do sentido da amizade, essa coisa que nos envolve de maneira tão natural que nem nos preocupamos muito em perceber ao certo o que ela significa. Talvez eu não consiga expressar ao certo esse tal significado, mas é bom saber que existe alguém que se preocupa conosco, que nos aporia mesmo que em alguns momentos não concorde plenamente com o que estamos a pensar ou fazer e, então, nessas tais circunstâncias, não hesita em colocar seu ponto de vista, apenas com o intuito de iluminar um pouco mais o nosso caminho. E é assim que faz um verdadeiro amigo, com liberdade e segurança, pois tem a certeza de que uma opinião divergente não será capaz de alterar um sentimento profundo de confiança recíproca e sincera.

Minha querida amiga, conta sempre comigo e recebe um beijo do(a),

(SEU NOME).

Amizade

Acredita-se que a origem do sentimento de amizade tenha sido por meio do instinto de sobrevivência da espécie, quando se tornou necessário proteger e ser protegido por outros. A amizade, palavra que deriva do latim amicus que acredita ser derivada da palavra, também em latim, amoré, é um relacionamento de afeto entre duas ou mais pessoas, que não possui envolvimento romântico-sexual. Esse relacionamento que envolve conhecimento mútuo, afeição e lealdade é valorizado por muitas pessoas ao redor do mundo. Pode-se, no entanto, obter esse sentimento de amizade não apenas com uma pessoa qualquer, mas com seu cônjuge, pais, irmãos e familiares, embora isso não seja uma regra.

Modelos de carta de amizade

Foto: Reprodução

 

Os interesses de amigos podem ser semelhantes, mas também podem ser diferentes, tendo algo de agrado em comum, seja a companhia ou alguma atividade realizada em conjunto. Quando se perde um amigo, é importante reconciliar, ou quando os amigos estão longe, é importante manter contato. A amizade é um bem precioso que pode ser alimentado, cultivado e mantido por toda uma vida, apesar de muitas das amizades acabarem em decorrência de brigas bobas, desentendimentos sem nexo e pelo excesso de orgulho.

Dia do Amigo

O Dia do Amigo, ou Dia da Amizade, é comemorado em 20 de julho, data em que as pessoas costumam mandar mensagens de afeto, ou acabam por lembrar daqueles de quem o tempo os afastou. A vida, no entanto, nos traz diversos amigos por toda sua extensão, mas nem todos podem ser considerados “melhores amigos”, termo usado para denominar aquele confidente em quem se confia cegamente. Muitas pessoas desacreditam dessa amizade de pessoa para pessoa, mas confiam no sentimento quanto aos cães, inclusive havendo a popular frase de que “o cão é o melhor amigo do homem”.