Carta de apresentação para emprego

Modelos prontos

MODELO 1

Prezados Senhores,

Em busca de nova proposta de trabalho na área Administrativo-Financeira, apresento-lhes meu currículo anexo.

Entre minhas características básicas encontram-se: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidades, perfeccionismo, auto-exigência, dedicação ao trabalho e bom relacionamento em geral.

Informo ainda que estou disponível para viagens, de acordo com a necessidade da organização.

No aguardo de contato de sua parte, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.

Atenciosamente,

(Seu nome)

MODELO 2

Dr. Augusto Valente

Diretor

Interforma Assessoria Empresarial Ltda.

Av. Luis Alcântara, 768 – sala 56 São Paulo – SP

Prezado Dr. Augusto,

Sou executivo de Assuntos Corporativos e Comunicação Empresarial com carreira em escritórios de advocacia e no Banco Banespa, onde adquiri sólida experiência em relações com a imprensa, clientes, órgãos de defesa do consumidor, gestão de produtos, suporte a desenvolvimento de agências e postos de serviços, análise de concorrência, formação e liderança de equipes, interface entre banco e empresas seguradoras e de cartões de crédito e áreas administrativas. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, tenho pós-graduação em Jornalismo.

Visando posições em sua empresa, encaminho meu currículo e estarei à sua disposição para um contato pessoal e informações adicionais sobre minha carreira

Atenciosamente,

(Seu nome)

MODELO 3

Prezado(a) Senhor(a),

De acordo com a indicação do Sr. João da Silva, envio meu currículo para apreciação.

Há cinco anos atuo na área de divulgação e markerting da empresa Ramos&Associados, desenvolvendo trabalhos de consultoria na área educacional e também na organização de eventos em diversos segmentos empresariais.

Neste momento, busco uma efetivação no mercado, visando o desenvolvimento de um trabalho objetivo e gerador de resultados, de forma a possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.

Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.

*Copie do seu navegador até um documento de texto, preencha com seus dados e basta imprimir!

Saiba mais sobre cartas de apresentação

Modelos de carta de apresentação para emprego

Foto: Reprodução

A carta de apresentação é uma boa pedida para quem está à procura de emprego e finalmente encontrou uma oportunidade. Ela é adequada para apresentar o profissional em casos de indicações ou quando se vai enviar o currículo pelo correio e há necessidade de informar a pretensão salarial.

De acordo com especialistas da área executiva empresarial, a carta de apresentação é um espaço que o candidato ao emprego tem de realizar seu marketing pessoal, mostrar o que caracteriza quem você é e ressaltar suas experiências e qualidades que podem fazer diferencial na empresa.

A carta de apresentação deve ser enviada juntamente com o currículo, e de um modo geral, deve complementá-lo, dessa maneira, não deve conter de forma alguma informações que já tenham sido colocadas no currículo, ela também deve ser concisa para que o leitor não se desanime antes mesmo de abrir seu currículo. A elaboração dessa carta pode ser mais fácil do que imagina, basta que sejam seguidas algumas dicas pertinentes.

  • Informar sempre o nome e o cargo ou departamento da pessoa à qual você pretende enviar a carta;
  • Ao contrário do currículo, a carta deve ser assinada no final;
  • Tenha atenção redobrada para o vocabulário utilizado no texto, também atente bem para a maneira com a qual fará a abordagem, para que o tom adotado não seja desagradável a quem for fazer a leitura;
  • Não se esqueça de citar o nome da empresa à qual recorrerá, pois isto certifica que você sabe claramente com quem está falando.  Dessa forma, é indicado também que você confira exatamente como se escreve o nome da empresa;
  • É bom redigir a carta adicionando características pessoais e profissionais que possam ser levadas em consideração para o cargo pretendido;
  • Não mencionar de forma alguma aspectos negativos que estejam fora de questão no que diz respeito ao cargo;
  • Reler a carta diversas vezes antes de finalizá-la, para se certificar que não existem erros gramaticais, também tenha certeza de que as informações foram postas em uma ordem lógica;
  • A carta não deve ultrapassar uma página e deve ser digitalizada em A4 ou papel carta de boa qualidade;
  • O papel utilizado por sua vez deve ser branco ou de cor suave, não usar papéis que sejam chamativos, pois estes acabam por tirar a seriedade da carta.


Escrito por: Agnes Rafaela

Categorias: CartasModelos para: