Modelos de recibo simples

Sempre que compramos algo recebemos um papel com informações da compra, qual o item comprado, a quantidade, o valor, entre outros. Esse papel é um documento e recebe o nome de Recibo. Vejamos abaixo modelos de recibo:

Modelo de recibo 1

Recebi(emos) do Sr(a): ________________________________, residente e domiciliado(a) no endereço: _______________________,  N°_______, cidade de ______________, Estado _____________ a quantia de R$ ( __________), __________________________________________, referente à venda de _______________, de minha propriedade.

Local e Data: ____________, ______ de ________ de 2014.
Nome: _______________________________________________
Endereço: ____________________________________________

___________________________________
Assinatura

 

Testemunha 1: _______________________________________________

Testemunha 2: _______________________________________________

Modelo de Recibo 2

Nº do recibo …..……………..
Emitente: ……………………………………………………
CNPJ/MF ou C.P.F:….………………………………….
Endereço:……………………………………………………
Cidade – CEP – Estado:…………………………………

Recebemos de ……………………………………………….., (C.P.F – CNPJ) nº …………. estabelecido em …………………………………., na rua ………………………., nº ………, a importância de R$ ……… (……………..), em (dinheiro ou cheque) …………….., referente a …………………………………

………………………., ……., de …………………de 20….

…………………………………………………….
Assinatura

O que é um recibo?

O recibo nada mais é que um documento declarando que recebeu determinada quantia de uma determinada pessoa ou organização, por um ou vários produtos adquiridos ou um serviço prestado.

Diferentemente de uma nota fiscal, ele não é um documento oficial e portanto não serve para arrecadação do imposto de renda. Serve mais como uma garantia de que ambas as partes (vendedor e comprador) cumpriram com suas obrigações. Ou seja, o vendedor repassou um produto ou um serviço para um cliente e este por sua vez, fez o pagamento de forma correta.

Para uma organização o recibo pode ser de muitíssima importância, não apenas pela garantia de pagamento que ele demonstra, mas sim por poder ser utilizado como uma forma de controle de caixa. Através dele é possível no fim do mês saber quanto de dinheiro entrou na empresa.

Modelos de recibo simples

Foto: Reprodução

Tipos de recibo

O recibo pode ser apresentado de 3 formas diferentes:

  • Fatura, também conhecido como pagamento de contas – neste tipo de recibo há informações sobre o vendedor e comprador, o produto ou serviço comprado, a quantidade adquirida, o preço unitário e total, os descontos quando houver e os impostos existentes.
  • Tíquete também chamado de ticket – Geralmente é impresso sobre rolos de papel no momento do pagamento no caixa, a largura do papel é pequena e contém informações dos produtos adquiridos e da empresa onde foi feita a compra.
  • Recibo de pagamento, também conhecido como Voucher – neste tipo de recibo há informações sobre o cheque que foi emitido para alguma pessoa ou empresa, além de haver os detalhamentos sobre os produtos ou serviços que foram pagos com esse cheque.

Onde achar recibo?

Caso pretenda usar recibo em alguma situação, o mesmo pode ser encontrado em blocos já impressos em papelarias. Como também pode ser produzido em alguma gráfica ou até mesmo em casa, sendo possível colocar o logo da empresa ou algum dado que ache necessário. É importante que ao preencher o recibo o mesmo esteja pronto em duas vias, uma para ficar com a empresa e a outra com o cliente.