O que deve conter em um convite para casamento?

O casamento é um momento sublime na vida de quem deseja viver ao lado de alguém especial. Por ser um momento de celebração do amor e por indicar a união de duas pessoas que querem viver o resto de suas vidas juntas, o casamento torna-se uma ocasião singular. Há quem prefira e tenha condições de fazer uma festa grande, para chamar vários convidados e usufruir de diversos momentos, desde a entrada da igreja até a despedida do último convidado. Todavia, há os que dão preferência a uma cerimônia mais íntima, com a união estabelecida em cartório e uma comemoração reservada para poucos familiares e amigos.

Porém, seja um casamento com grandes celebrações ou uma cerimônia intrínseca, o ato de convidar quem os noivos desejam ter por perto neste momento tão especial é um dos pontos mais importantes. Afinal, o convite é a primeira impressão que os convidados terão da festa e, por isso, deve ser elaborado com paciência e criatividade.

Qual convite escolher?

É importante que os noivos escolham um modelo que faça referência ao estilo deles e, claro, da festa. Por exemplo, se o casamento vai ser feito para poucos convidados em uma comemoração simples, não se faz necessário optar por um exemplar de convite mais clássico e extremamente formal, esta alternativa deve ser feita quando a festa de casamento for mais sofisticada e atenda uma gama maior de convidados. Para uma cerimônia singela, um convite simples, divertido ou descolado pode ser ideal.

Imagem de convite de casamento

Foto: Pixabay

Como antes de preparar os convites os noivos já estarão com a lista de convidados em mãos é importante que eles façam uma tiragem que ultrapasse o número previsto de convidados. Mas, claro, não é necessário entregar um convite a cada presente. Se por acaso você convidar um casal e este tenha filhos, basta endereçar um único convite para esta família. Todavia, fazer a mais é interessante, pois, às vezes, um convidado acaba passando despercebido da lista e, posteriormente, surge lembrança do mesmo já de última hora.

Aspectos importantes do convite

Além dos nomes dos noivos, local, data e hora, o convite de casamento deve ter um mapa explicando onde é o lugar da festividade. Este ponto é necessário, principalmente, se for um local distante ou pouco conhecido. Caso seja em um ambiente diferente do comum, como uma praia ou campo, certifique-se de que esta informação esteja clara no convite, evitando que as pessoas vão para o casório com roupas e calçados desapropriados ou desconfortáveis.

Entrega dos convites

Você pode mandar o convite pelos correios, principalmente quando trata-se de convidados de outras cidades. Todavia, entregar em mãos é sempre mais prazeroso, tanto para o convidado receber como para os noivos levaem o convite.


Escrito por: Katharyne Bezerra

Categorias: Convites