O que representa o termo inflação?

A palavra inflação pode ser encontrada em telejornais, websites noticiosos e é tema de muitas matérias jornalísticas. Isto devido a importância que este termo possui para a sociedade como um todo.

A inflação interfere diretamente na economia de uma sociedade, ditando preços e, consequentemente, o poder de compra.

Usada a primeira vez em 1838 para fazer referência à economia, a palavra inflação é utilizada para designar o crescimento dos preços e a diminuição do poder de aquisição da moeda, ocorrendo de forma simultânea e persistente.

O que representa o termo inflação?

Foto: Pixabay

Portanto, é uma situação ruim para os consumidores que precisam adquirir determinados produtos e acabam pagando um valor bem superior ao que este realmente vale. Atualmente, o mesmo termo pode ser usado para descrever quatro situações econômicas de um país.

Os tipos de inflação

1. Inflação de custo

O aumento dos preços neste caso refere-se ao crescimento dos gastos para produzir determinado produto.

Por exemplo, quando há aumento de salário, fazendo a mão-de-obra ficar mais cara para elaborar um bem, há também um aumento no preço final de determinado item.

Além disso, acréscimo no valor da matéria prima também pode provocar inflação de custo.

2. Inflação estrutural

É semelhante a anterior, pois também trata de um crescimento que envolve os processos de preparação.

Contudo, este exemplo ocorre devido a eficiência de serviços fornecidos pela infraestrutura de uma economia, ou seja, é baseada na rigidez da oferta de bens e serviços dessa estrutura econômica.

3. Inflação de demanda

A inflação de demanda ocorre quando um produto é muito procurado no mercado e por isso ele acaba ganhando um valor a mais.

A procura é tão grande que a própria produção não consegue dar conta de tanta demanda, por esta razão há um aumento no valor final do produto. Por isso, quanto mais um item é procurado, mais caro ele fica.

4. Inflação inercial

Já este último tipo é quase que uma inflação psicológica e ocorre devido as demais causas.

Isto porque, a inercial surge quando as pessoas acham que os preços vão continuar crescendo, pois estão condicionados a vários aumentos consecutivos e por isso acreditam que os valores vão subir ainda mais com o tempo.

Curiosidade

Enquanto inflação é o efeito de inflar os valores, isto é, provocar um aumento destes. A deflação é a situação inversa deste processo, em outras palavras é quando os preços dos produtos diminuem.

Vale ressaltar ainda que quando a inflação chega a zero não quer dizer deflação, pois esta última técnica ocorre quando o preço diminui para menos do que um determinado produto vale.


Escrito por: Katharyne Bezerra

Categorias: Diversos