Ofício com pedido de doação

São várias as formas que uma ONG e instituições sem fins lucrativos podem utilizar para arrecadar doações e recursos para sua causa, entre eles temos o ofício de pedido de adoção, maneira mais formal de pedir a colaboração, geralmente utilizada quando é necessário fazer contato com grandes empresas ou pessoas de nível social alto.

Confira um modelo de ofício com pedido de doação pronto

Ofício nº XXXX/(ano)

Assunto: Solicita Doação

A (nome da entidade), localizada nesta cidade à (informar endereço), é uma entidade sem fins lucrativos que há XX anos atua no (informar área de atuação) e vem solicitar de Vossa Senhoria a doação de (informar a doação solicitada), a qual será grande valia para esta (entidade/associação).

Salientamos, que toda a contribuição será bem-vinda, e desde já agradecemos seu apoio, fundamental para o sucesso deste trabalho.

Na oportunidade, aproveitamos para apresentar a Vossa Senhoria os protestos de estima e consideração.

Atenciosamente,

(assinatura)

(nome completo)

( cargo)

(instituição)

* Preencha com os dados necessários e imprima em papel timbrado.

Um bom ofício de doação pode garantir uma boa doação, além de ser o primeiro passo para conseguir parceria com empresas e pessoas que podem contribuir com certa frequência. Antes de tudo devemos lembrar que o ofício de doação é um texto, por isso você deve dar a ele atenção que você daria a uma redação importante. Suas ideias devem estar bem construídas, você deve buscar ser o mais claro possível, mas com cautela, para não fazer o pedido soar como uma ordem.

Preste atenção

Ofício com pedido de doação

Foto: Reprodução

Tome o cuidado de enviar o ofício para a pessoa certa e fazer com que ela receba ele em mãos, isso evita qualquer tipo de mal estar e faz com que você ganhe tempo na burocracia das empresas. Esse tipo de ofício geralmente é enviado para os executivos e oficiais de relações públicas e assessores de comunicação das empresas.

Inicie seu ofício valorizando o trabalho da sua instituição, fale sobre suas vitórias, sobre as metas atingidas e os novos objetivos. Mostre de que forma a comunidade e sociedade no geral será beneficiada com a doação mencionada na carta em questão.

Mostre os benefícios da doação para a empresa: ela terá o nome vinculado a uma prática exemplar, a comunidade onde a empresa fica localizada vai ter melhorias, esse é um bom exemplo para os funcionários, etc. Sempre use papel timbrado na carta.

Coloque no ofício informações sobre como o donativo deve ser entregue, se em algum local ou conta bancária.

Convença

A carta de pedido de doação deve ser persuasiva, então use todos os argumentos que você tiver para fazer com que a pessoa que lê se comova e tenha vontade de ajudar a boa causa. Cite quando possível que a doação é em caráter de urgência e que os donativos não possuem abatimento fiscal.

Se possível monte um projeto, fica mais fácil alguém colaborar com algo quando tem conhecimento sobre o que vai ser feito. Fale sobre as despesas gerais e diga de que forma o dinheiro será o utilizado na instituição.

Escrito por: Wanessa Galvão

Categorias: Cartas