Publicado por Robson Merieverton

Vez por outra se ouve falar sobre o Cartão Cidadão. Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba que ele foi feito para facilitar a vida do trabalhador, já que ele permite que muitos problemas sejam resolvidos a partir dos terminais de auto-atendimento, sem que seja necessário enfrentar longas filas.

O Cartão Cidadão é um documento indispensável na vida de todos os trabalhadores brasileiros. Por meio desse cartão os benefícios como FGTS, PIS ou Seguro Desemprego chegam à mão dos brasileiros. Além disso, muitos serviços de cunho social são distribuídos também pelo Cartão Cidadão, a exemplo dos programa Bolsa Família e Chapéu de Palha.

Para que serve o Cartão Cidadão

Geralmente utilizado para a realização de saques dos valores disponibilizados por benefícios trabalhistas ou sociais, o Cartão Cidadão é de responsabilidade da Caixa Econômica juntamente com o governo federal. Qualquer pessoa pode solicitar esse cartão junto ao banco, sem que se faça necessário o pagamento de qualquer taxa.

O Cartão Cidadão é identificado como sendo um documento magnético de uso pessoal e intransferível. Através dele o usuário tem acesso a inúmeros benefícios de responsabilidade do governo federal. Entre eles, estão: Consulta de extratos, calendário de pagamentos e saque dos seguintes benefícios: PIS; PASEP; FGTS; Seguro Desemprego; além dos programas sociais já citados anteriormente Bolsa Família e Chapéu de Palha.

O que é, para que serve e como tirar o cartão cidadão

Foto: Divulgação/Planalto/Reprodução Portal Brasil

Como solicitar o Cartão Cidadão

Para se ter acesso ao Cartão Cidadão é necessário que o usuário esteja cadastrado em um dos seguintes órgãos: PIS/PASEP; número de Inscrição Social (NIS) ou número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Dessa forma, o trabalhador deve encaminhar-se até uma agência da Caixa Econômica Federal ou se preferir, solicitar pelo número 0800-726-0207.

Para que o documento seja expedido é preciso ainda apresentar a Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação, CTPS ou Certidão Civil; CPF; Número do NIS, NIT ou PIS/PASEP e comprovante de residência (caso prefira ir a uma agência bancária).

Geralmente o Cartão Cidadão demora em torno de 15 dias para chegar ao endereço indicado ou na própria agência bancária. Por isso é bom pedir com antecedência e não só quando você precisar. Vale lembrar que o carão possui funcionamento semelhante a qualquer outro, sendo necessária a validação de uma senha.

Essa senha proporciona ao trabalhador o acesso ao pagamento de todos os programas administrados pela Caixa Econômica de maneira rápida e otimizada. Para cadastrar ou recadastrar a sua senha pessoal do Cartão Cidadão procure uma Agência da Caixa ou ligue para o canal do Caixa Cidadão pelo número 0800 726 0207.

O procedimento para viabilizar o uso do seu Cartão Cidadão é muito simples. Basta ligar para o número de atendimento e solicitar o desbloqueio. Assim que a operação for finalizada, o cartão está disponível para uso em até 24 horas.

Veja mais!